Banca de DEFESA: CLEIDE CRUZ SOARES

DISCENTE: CLEIDE CRUZ SOARES
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO: Avaliação da qualidade da água do reservatório de Sobradinho através da Analise de Componentes Principais
PALAVRAS-CHAVES: Limnologia; IQA; PCA
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

Sobradinho é o maior reservatório da Bacia Hidrográfica do São Francisco, tendo grande relevância para suporte aos usos múltiplos, regularização de vazões, e geração de energia elétrica. Para um adequado gerenciamento de reservatórios, faz-se necessário o conhecimento sobre as características limnológicas básicas, e seu funcionamento no ambiente aquático. Este estudo foi desenvolvido no reservatório de Sobradinho, entre as regiões do Médio e Submédio São Francisco, compreendida entre os municípios de Xique-Xique, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova. Foram coletados e analisados dados limnológicos entre o período de Novembro de 2013 a Novembro de 2017, em campanhas trimestrais, totalizando 16 campanhas do monitoramento limnológico e da qualidade da água. Foram identificados períodos críticos, no tocante à turbidez e concentração de fósforo, em períodos chuvosos na região. As variabilidades temporais entre estes dois parâmetros foram consistentes entre si, em todas as estações avaliadas. Tais informações são de relevância para a gestão sustentável dos recursos hídricos da bacia, e apontam para a necessidade de adoção de medidas mitigadoras no entorno do reservatório.

Presidente - 1295924 - CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA
Interno - 017.488.165-78 - ADNIVIA SANTOS COSTA MONTEIRO