Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL BARRETO DA SILVA

DISCENTE: SAMUEL BARRETO DA SILVA
DATA: 28/08/2020
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: Comparação de métodos empíricos de estimativa da evapotranspiração de referência dentro e fora do ambiente protegido para determinação de lâminas de irrigação
PALAVRAS-CHAVES: Penman-Monteith, Hargreaves-Samani, Jensen-Haise, Linacre, Blaney-Criddle, Camargo.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos
ESPECIALIDADE: Tecnologia e Problemas Sanitários de Irrigação

Este projeto terá como objetivo comparar métodos empíricos de estimativa da evapotranspiração de referência dentro e fora do ambiente protegido para determinação de lâminas de irrigação. O experimento será conduzido em ambiente protegido e em campo aberto. O ambiente protegido fica localizado no Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Campus São Cristóvão estabelecida no município de São Cristóvão, Região Nordeste do Brasil e posicionado no setor leste do estado de Sergipe, situado nas coordenadas (UTM) 707259 m a leste e 8791182 m a sul. O experimento em campo aberto será conduzido na fazenda experimental das Ciências Agrárias da Universidade Federal de Sergipe, denominada “Campus Rural” situado nas coordenadas 10°55’S e 37°11’O e altitude de 18 metros em relação ao nível médio dos mares, no município de São Cristóvão – Sergipe. Os dados diários de temperaturas (oC) mínima e máxima, umidades (%) mínima e máxima e radiação solar incidente (MJ m-2 dia-1) serão obtidos de duas estações meteorológicas automáticas instaladas no ambiente protegido e em campo aberto. Os dados obtidos nas estações serão utilizados para estimar a evapotranspiração de referência pelos métodos empíricos de Penman-Monteith, Blaney-Criddle, Camargo, Hargreaves-Samani, Jensen-Haise, Linacre, Priestley-Taylor e Radiação Solar. Será realizada a correlação entre o método Penman-Monteith e os demais métodos fora e dentro do ambiente protegido, bem como, a correlação de cada método entre si dentro e fora do ambiente protegido.

Presidente - 731922 - RAIMUNDO RODRIGUES GOMES FILHO
Interno - 275.669.353-72 - CLAYTON MOURA DE CARVALHO