Banca de QUALIFICAÇÃO: AYRTON MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO

DISCENTE: AYRTON MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 28/02/2022
LOCAL: remoto via google meet
TÍTULO: “PORQUE O LUGAR DE ÍNDIO Ʌ” A REESTRUTURAÇÃO/EXPANSÃO DA UFAL, CAMPUS DO SERTÃO, E SEUS EFEITOS NA EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO SUPERIOR DE POVOS INDÍGENAS (2010-2022)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Indígenas; Sertão; Alagoas.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

A presença de Povos Indígenas na Educação Superior e nos espaços universitáriosconfigura-se relativamente enquanto um fenômeno novo. Acentuado pelas políticas dedemocratização do ensino, em virtude das lutas dos movimentos sociais e a adoção depolíticas públicas de incentivo, ingresso e permanência no ensino superior público,sancionadas no Brasil (2007-2013), haja vista o caráter elitista que perduraram nosespaços universitários. Nesse contexto, buscamos, a partir das políticas de interiorizaçãodas universidades, iniciadas no governo Lula (2007), e do programa de expansão ereestruturação (REUNI), investigar a formação e o acesso ao Ensino Superior dosgrupos Indígenas e os impactos/reflexos provocados com as suas formações e ingressonessa modalidade de ensino em um período que se compreende entre os anos de 2010-2021, buscando perceber o protagonismo e a sua inserção no ensino superior.Concernente aos aspectos teórico-metodológicos e em consequência da pandemia daCOVID-19, optamos por uma abordagem qualitativa, no qual buscamos mobilizar oferramental da história oral, pelo emprego de entrevista semiestruturada, com(ex)estudantes indígenas, dos grupos beneficiados. Já as técnicas de análise seconfiguram primordialmente pelo emprego da análise de conteúdo. Nos permitindoperceber com essas presenças tem provocado (re)desenhos significativos em termos detrajetórias, ciência, educação, etc., no nível epistemológico, social, político ehistoriográfico nos espaços acadêmico-universitários e das suas comunidades.

Externo à Instituição - ELTERN CAMPINA VALE
Interno - 835.893.255-34 - PABLO ANTÔNIO IGLESIAS MAGALHÃES
Presidente - 609.692.105-15 - PEDRO ABELARDO DE SANTANA

Notícia cadastrada em: 17/02/2022 20:27