Banca de QUALIFICAÇÃO: MARYANA GONÇALVES SOUZA

DISCENTE: MARYANA GONÇALVES SOUZA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: ENSINO DE HISTÓRIA, CIVISMO E PODER DISCIPLINADOR: A INTERIORIZAÇÃO DO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 NA BAHIA
PALAVRAS-CHAVES: Ditadura; Guanambi-BA; Centro Cívico; Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

A educação é um fenômeno produzido por uma realidade social organizada ao longo do tempo, composta por instituições, indivíduos, ideias e práticas. O universo educacional brasileiro das décadas de 1960, 70 e 80 foi afetado pela ditadura civil-militar instaurada no país com o golpe de Estado de 1964. O presente trabalho busca apresentar o posicionamento político-ideológico da diretoria do Centro Cívico Major Cosme de Farias, sediado no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, a respeito dessa ditadura. Esta instituição escolar está localizada em Guanambi, cidade do interior baiano, e foi responsável pela formação de muitas crianças e jovens nesse período e ainda hoje. Dessa forma, essa pesquisa investiga como a educação baiana foi influenciada pelas mudanças decorrentes da política educacional dos militares no poder; a ideologia do civismo e do ufanismo do regime ditatorial e seu funcionamento através dos Centros Cívicos; os conteúdos de História presentes e articulados às ações do Centro Cívico Major Cosme de Farias durante este período, mesmo diante do esvaziamento do seu ensino por meio do Parecer n.º 853/71, de 12 de novembro de 1971; e, por fim, a cultura cívica dessa instituição escolar. As fontes utilizadas nesta produção foram as leis, decretos, relatórios, planejamentos, estatuto, livros de atas, diários de classe, folhas docentes de frequência, fichas discentes, livros didáticos e trabalhos discentes, localizadas no arquivo e no depósito do Colégio Luiz Viana. Este acervo documental permite visualizar como a educação no interior baiano foi afetada por uma “cultura autoritária” e a atuação de um Centro Cívico sob este contexto nesta região.

Interno - 997469 - FABIO MAZA
Interno - 1702479 - CELIA COSTA CARDOSO
Externo à Instituição - ALEXANDRE PIANELLI GODOY

Notícia cadastrada em: 02/09/2021 09:17