Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CAVALCANTI MATOS BEZERRA

DISCENTE: FERNANDA CAVALCANTI MATOS BEZERRA
DATA: 03/09/2019
LOCAL: Miniauditório de História.
TÍTULO: O PAPEL HISTÓRICO DAS MERCADORAS CRISTÃS-NOVAS NA ILHA DA MA-DEIRA: O CASO JUSTA PEREIRA
PALAVRAS-CHAVES: Ilha da Madeira; Judeus; Comércio; Mercadoras Cristãs-novas; Justa Pereira.
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

Essa dissertação versa sobre a análise da participação das cristãs-novas mercadoras da cidade do Funchal na década de 1590. Para isso, foi preciso, retomar o cenário de perseguições religiosas no Reino e analisar a composição da atividade açucareira desde a experiência mediterrânea até a Madeira, entre outros cultivos, nos séculos XV e XVI que resultaram na ocupação da ilha pelos sefarditas. Nesta sociedade, os bens mais valiosos eram tecidos, vinhos, mas o comércio externo do açúcar e seus derivados possibilitou que a ilha mantivesse uma posição relevante no início da era Moderna. Tal riqueza significou principalmente aos mercadores judeus ocupar um lugar elevado na hierarquia social islenha, uma maneira de atingir o poder.

Os principais aportes teóricos foram Charles R. Boxer, Stuart B. Schwartz, John Russel-Wood, Louis Dubin, Fernanda Olival, Alberto Vieira e Amândio J. M. Barros. Utilizou-se na análise o levantamento de processos inquisitoriais. A guisa de conclusão, o elemento feminino de famílias criptojudaicas abastadas do Funchal na última década do século XVI, a exemplo da linhagem Pereira residente na Rua dos Mercadores e em outras cidades portuárias, por contrair negócios e bens de raiz também tiveram um papel importante na economia madeirense. A maior parte eram conserveiras, fanqueiras e tendeiras. Por fim, parte do comércio que teve como destino as nações europeias teve a contribuição das cristãs-novas mercadoras como Justa Pereira.

Presidente - 1543483 - MARCOS SILVA
Interno - 426650 - ANTONIO LINDVALDO SOUSA
Externo à Instituição - SUZANA MARIA DE SOUSA SANTOS SEVERS

Notícia cadastrada em: 16/07/2019 16:57