Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA ROCHA SANTOS FILGUEIRAS
DATA: 04/09/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Filosofia
TÍTULO: O MERCADO MUNICIPAL DE ARACAJU E SEUS TEMPOS: PRINCÍPIO, PERDA E REINVENÇÃO (1926-2018)
PALAVRAS-CHAVES: História, Patrimônio, Reinvenção, Cultura, Identidade.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:
O Mercado Municipal de Aracaju é composto por três edificações o Antonio Franco (1926), o Thales Ferraz (1949) e o Albano Franco (1998). A presente pesquisa “ O Mercado Municipal de Aracaju e seus Tempos: Princípio, Perda e Reinvenção (1926-1918) ” tem por objetivo reconstituir a sua história e as mudanças que ali operaram ao longo dos anos, tendo como foco identificar e documentar os bens culturais existentes que projetem para a sociedade um reconhecimento patrimonial, discutindo a função do patrimônio no tempo presente e analisando a identidade que é demonstrada. Para compreendermos como as relações sociais foram se transformando em seus tempos, recorremos a publicações em jornais, ao uso de imagens e na metodologia da história oral, desta forma estaremos fazendo um estudo semântico, no qual, teremos uma noção da visão da sociedade sobre o Mercado Municipal em cada época. Como resultado teremos a reconstituição da sua trajetória, possibilitando a reflexão de políticas de conservação, de modo a colaborar na gestão das ações de acautelamento de um espaço culturalmente rico, portador e representativo de valores. Sendo um patrimônio reconhecido oficialmente pelo estado de Sergipe por integrar o Centro Histórico da cidade de Aracaju.