Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEVANIA SOUZA DE JESUS FONSECA
DATA: 04/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PRODEMA
TÍTULO: ASPECTOS CABALÍSTICOS NAS ÓPERAS DE ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA.
PALAVRAS-CHAVES: Antônio José da Silva. Marranismo. Resistência. Cabala.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:
O trabalho que o leitor agora tem em mãos, ainda em sua natureza parcial por atender à etapa da Qualificação no Mestrado, corresponde a uma história sobre a cultura sefardita que se difundiu após a Diáspora Atlântica no século XV, após a conversão forçada dos judeus ao cristianismo em Portugal, em 1497. Circunscrita no início do século XVIII, a pesquisa tem como acesso quatro óperas do dramaturgo cristão-novo Antônio José da Silva, cognominado O Judeu. As óperas: Vida de D. Quixote de La Mancha, Esopaida ou Vida de Esopo, Os Encantos de Medéia, Anfitrião, ou Júpiter e Alcmena, foram apresentadas entre os anos de 1733 e 1736, no Teatro do Bairro Alto em Lisboa, através de marionetes de cortiças e foram recebidas com grande aplauso pelo público. O objetivo do trabalho é analisar os aspectos cabalísticos escamoteados nos textos por entender que estes são parte constituinte da cosmovisão dos cristãos-novos judaizantes. Para tal, recorreu-se às categorias de análise da História Cultural, fazendo uso da variação de escalas de observação, comparando os indícios presentes nos textos aos aspectos mais gerais da mística judaica. Desvenda-se com a pesquisa que, para além da intenção primordial das comédias do Judeu, de fazer rir à sociedade lisboeta, através da sátira dos costumes e das instituições, existe uma mensagem de resistência direcionada aos cristãos-novos judaizantes.