Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS KALENA SALLES ARAGÃO
DATA: 01/11/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sessão via Google Meet
TÍTULO: O mal-estar na história da arte: Georges Didi-Huberman e a crítica aos fundamentos da história da arte
PALAVRAS-CHAVES: Georges Didi-Huberman; Filosofia; História da arte.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO:
Essa dissertação pretende investigar a possibilidade de elaborar uma história dos saberes das imagens, de acordo com o pensamento do filósofo Georges Didi-Huberman, enquanto alternativa ao efeito normativo que as epistemologias progressistas provocam ao estudo das imagens de arte. Assim, o primeiro capítulo desse trabalho é voltado a apresentar de que modo Giorgio Vasari, Heinrich Winckelmann e Erwin Panofsky contribuíram à construção de uma história da arte normativa, utilizando principalmente as obras Diante da Imagem e A Imagem Sobrevivente, como também cotejando com as obras dos respectivos autores. Já o segundo capítulo tem a finalidade de explicar o que Didi-Huberman entende por imagem de arte enquanto produtoras de saberes, abordando a influência de Walter Benjamin e suas Passagens, e de Aby Warburg e sua História de fantasmas para gente grande; e de que maneira as imagens de arte revelam as insuficiências estruturais das narrativas históricas da arte tradicionais. Por fim, o terceiro capítulo visa demonstrar como nosso filósofo compreende de que modo uma história dos saberes das imagens é possível, segundo a noção de montagem encontrada em A forma do filmede Sergei Eisenstein e no Teatro Épico de Bertolt Brecht.