Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ANTONIO SANTOS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ANTONIO SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Auditório do DFL
TÍTULO: AN-ARQUIA SAGRADA NA HERMENÊUTICA RADICAL DE JOHN D. CAPUTO
PALAVRAS-CHAVES: John D. Caputo. Acontecimento. Deus. Debilidade de Deus. Anarquia Sagrada.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia

Uma das questões fundamentais que norteiam o pensamento ocidental diz respeito às relações estabelecidas entre o ser humano e a promessa de salvação, no caso do Cristianismo, em um Reino de Deus. Em se tratando de um Deus revelado em um livro (judaísmo, cristianismo e islamismo) essas relações são profundas e complexas, dado o caráter hermenêutico exigido para a compreensão da “palavra” que se pressupõe verdadeira. No caso do cristianismo, base dessa nossa análise, a linguagem assume o topos de uma experiência que, paradoxalmente, se dá na letra, mas se fundamenta no "espírito". Os critérios interpretativos implicam, desse modo, sempre um recorte que pode fundamentar experiências libertadoras, mas também dogmáticas e extremistas. Esta pesquisa tem como finalidade pensar, a partir da obra do filósofo John D. Caputo (1940), sua concepção de Deus como acontecimento mediante o seu caráter de debilidade associando-a à subversiva Anarquia sagrada expressa em sua filosofia da religião. Para tanto, nos deteremos nas obras The Weakness of God: A Theology of the Event (Indiana University Press, 2006), After the Death of God, with G. Vatitmo(Columbia University Press, 2007), The Insistence of God: A Theology of Perhaps (Indiana University Press, 2013), The Folly of God: A Theology of the Unconditional (Polebridge Press, 2015), Hermeneutics: Facts and Interpretation in the Age of Information (Pelican, 2018), buscando compreender em que medida Deus e acontecimento estão no limiar de uma teologia débil que é, antes de mais nada, um recurso interpretativo que J. Caputo utiliza para estabelecer, ao contrário das metafísicas fundacionistas, uma possível experiência de Deus pautada numa experiência abissal da liberdade que encontra, no próprio texto bíblico, sua fonte. O nosso trabalho será dividido em quatro momentos. No primeiro, trataremos da relação entre acontecimento e religião. Para tanto, mapearemos as fontes filosóficas que norteiam a noção de acontecimento (event) na filosofia da religião de Caputo. No segundo, analisaremos a definição de uma filosofia do acontecimento. No terceiro, buscaremos a definição de uma teologia do acontecimento como uma proposta decorrente da filosofia do acontecimento. No quarto, construiremos, a partir da noção de hermenêutica radical de John Caputo, os conceitos de Debilidade de deus, para finalmente, concluirmos com a análise do seu projeto hermenêutico-filosófico de uma Anarquia Sagrada.

Presidente - 1274631 - CICERO CUNHA BEZERRA
Interno - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
Interno - 3160025 - EVANIEL BRAS DOS SANTOS
Interno - 1015844 - ARTHUR EDUARDO GRUPILLO CHAGAS