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Banca de DEFESA: RONNEY COSTA DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNEY COSTA DE MORAIS
DATA: 30/05/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Moralidade e educação natural em Rousseau
PALAVRAS-CHAVES: Educação natural, infância, moralidade.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a relação entre moralidade e educação natural em Rousseau e como objetivos específicos: (i) Examinar a noção de educação natural em Rousseau, tendo em vista a análise dos Livros de O Emílio, principalmente o I e o II; (ii) Perscrutar o conceito de moral em Rousseau obtido no Discurso Sobre as Ciências e as Artes e no Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens; (iii) Relacionar o conceito de educação natural e moral em Rousseau. À medida em que o selvagem se utiliza da perfectibilidade e da liberdade, encontra a possibilidade de opor-se aos seus instintos, transformando-se em agente livre, capaz de discernimento. Com isso, pouco a pouco, por meio de suas escolhas, ele vai se desfazendo da maneira em que vivia no estado de natureza, instigado a modificar sua vida simples e solitária estabelecida pela amoralidade. Nota-se que, quanto mais distante do seu estado originário, mais capaz se torna em relação à multiplicação das paixões e dos vícios, que se acentuam significativamente por meio do convívio social. Essas mudanças, ao serem analisadas, trazem consigo o problema central da pesquisa, que surge a partir da seguinte problematização: “Qual é a solução profilática proposta por Rousseau para restaurar a natureza humana, desde que a perspectiva civilizatória seja preservada?” Desse modo, deve-se considerar a vida em sociedade ao degenerar a harmonia que o homem tinha em relação ao seu estado de paz e felicidade. Estando corrompido, faz uso das ciências e das artes para se promover indiscriminadamente, ampliando a tirania e o luxo, fazendo-se ocioso e egoísta. Portanto, dada a derrocada humana, verifica-se que a formação do indivíduo é uma alternativa para aproximar o homem da sua regeneração. Tendo na educação natural, que se inicia com o nascimento, um grande contribuinte, pois não distancia o indivíduo do amor de si e da piedade. Pode-se, então, perceber que essa educação natural é promovida para a valorização da infância e da sua autonomia, perpassando por suas especificidades, deixando a criança o mais próximo possível da natureza, sem pretender sacrificar seu presente por seu futuro. Por isso, Rousseau valoriza a educação doméstica e critica veementemente quaisquer tipos de domínio, como é o caso dos enfaixamentos, com a intenção de preservar a infância das condutas que possam desnaturalizá-la de maneira errônea. Assim, para alcançar os objetivos da pesquisa a metodologia utilizada será a análise estrutural das obras supracitadas e comentadores relevantes, na qual se pretende compreender os conceitos elaborados nelas priorizando suas estruturas internas, ou seja, sendo fiel ao pensamento do autor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO RODRIGUES PIMENTA
Presidente - 2555548 - CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO
Interno - 1820840 - MARCOS FONSECA RIBEIRO BALIEIRO

Notícia cadastrada em: 09/05/2022 17:33
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