Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNEY COSTA DE MORAIS
DATA: 14/03/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Moralidade e educação natural em Rousseau
PALAVRAS-CHAVES: Educação natural, infância, moralidade.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:
A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a relação entre moralidade eeducação natural em Rousseau e como objetivos específicos: (i) Examinar a noção de educaçãonatural em Rousseau, tendo em vista a análise dos Livros do Emílio, principalmente o I e o II;(ii) Perscrutar o conceito de moral em Rousseau obtido no Discurso Sobre as Ciências e asArtes e no Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens; (iii)Relacionar o conceito de educação natural e moral em Rousseau. À medida em que o selvagemse utiliza da perfectibilidade e da liberdade, encontra a possibilidade de opor-se aos seusinstintos, transformando-se em agente livre, capaz de discernimento. Com isso, pouco a pouco,por meio de suas escolhas, ele vai se desfazendo da maneira em que vivia no estado de natureza,instigado a modificar sua vida simples e solitária estabelecida pela amoralidade. Nota-se que,quanto mais distante do seu estado originário, mais capaz se torna em relação à multiplicaçãodas paixões e dos vícios, que se acentuam significativamente por meio do convívio social. Essasmudanças, ao serem analisadas, trazem consigo o problema central da pesquisa, que surge apartir da seguinte problematização: “Qual é a solução profilática proposta por Rousseau pararestaurar a natureza humana, desde que a perspectiva civilizatória seja preservada?” Dessemodo, deve-se considerar a vida em sociedade ao degenerar a harmonia que o homem tinha emrelação ao seu estado de paz e felicidade. Estando corrompido, faz uso das ciências e das artespara se promover indiscriminadamente, ampliando a tirania e o luxo, fazendo-se ocioso eegoísta. Portanto, dada a derrocada humana, verifica-se que a formação do indivíduo é umaalternativa para aproximar o homem da sua regeneração. Tendo na educação natural, que seinicia com o nascimento, um grande contribuinte, pois não distancia o indivíduo do amor de sie da piedade. Pode-se, então, perceber que essa educação natural é promovida para avalorização da infância e da sua autonomia, perpassando por suas especificidades, deixando acriança o mais próxima possível da natureza, sem pretender sacrificar seu presente por seufuturo, já que a sua verdadeira vocação é a vida e não os interesses dos adultos. Por isso,Rousseau valoriza a educação doméstica e critica veementemente quaisquer tipos de domínioou tortura, como é o caso dos enfaixamentos, com a intenção de preservar a infância dascondutas que possam desnaturalizá-la de maneira errônea. Assim, para alcançar os objetivos dapesquisa a metodologia utilizada será a análise estrutural das obras supracitadas, na qual sepretende compreender os conceitos elaborados nelas priorizando suas estruturas internas, ouseja, sendo fiel ao pensamento do autor.