Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNEY COSTA DE MORAIS
DATA: 27/07/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Moralidade e educação natural em Rousseau
PALAVRAS-CHAVES: Educação natural, infância, moralidade, Rousseau.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:
O objetivo geral desta dissertação é analisar a relação entre moralidade e educação natural em Rousseau. Por meio dele se investigará o rompimento do homem com o estado natural, a multiplicação dos males diante do convívio social, e a formação de indivíduos livres. Sendo assim os objetivos específicos são: (i) Examinar a noção de educação natural em Rousseau, tendo em vista a análise dos Livros I e II do Emílio (1762); (ii) Perscrutar o conceito de moral em Rousseau obtidos no Discurso Sobre as Ciências e as Artes (1749) e no Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens (1754); (iii) Relacionar o conceito de educação natural e moral em Rousseau. O problema central surge a partir do questionamento que perpassa significativamente toda a pesquisa: qual é a solução profilática proposta por Rousseau para restaurar a natureza humana, desde que a perspectiva civilizatória seja preservada? A vida em sociedade perturbou a harmonia que o homem tinha com o seu ser. Estando corrompido utiliza as ciências e as artes para ampliar a tirania e o luxo. Sendo assim, verifica-se que a formação do indivíduo é uma alternativa para aproximar o homem da sua constituição natural que se inicia com o nascimento. Neste sentido, a educação natural é promovida para a valorização da infância e de sua autonomia. A metodologia adotada será o estruturalismo, onde se pretende analisar os conceitos elaborados nas obras investigadas, priorizando as estruturas internas.