Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PLINIO ROGÉRIO DA SILVA
DATA: 26/07/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: O conceito de infância em Erasmo de Roterdã e Montainge
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Erasmo, infância, Montaigne, Renascimento.
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:
Este estudo objetiva analisar o conceito de infância em Erasmo de Roterdã e Montaigne. A ideia de infância é muito influenciada pelo humanismo-renascentista no pensamento educacional destes filósofos. Erasmo parte do princípio de que o ser humano não nasce homem, forma-se homem a partir da educação. Em Montaigne o conhecimento é uma síntese entre teoria e prática, pois não basta apenas conhecer as letras e as meras contagens das palavras, o principal é aprender através de um sentido que está presente na vida de cada ser humano. Haveria um conceito de infância no Renascimento a partir do pensamento de Erasmo e Montaigne? O método a ser utilizado é a hermenêutica.Os procedimentos metodológicos adotados serão a leitura de textos (primárias e secundárias), fichamento, escrita, revisão final, etc.