Banca de DEFESA: ILMÁRIO DE SOUZA PINHEIRO

DISCENTE: ILMÁRIO DE SOUZA PINHEIRO
DATA: 23/02/2016
LOCAL: A definir
TÍTULO: A função das virtudes pragmáticas na aceitação das teorias científicas no empirismo construtivo de Bas van Fraassen
PALAVRAS-CHAVES: Empirismo Construtivo; van Fraassen; Virtudes Pragmáticas; Realismo Científico.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia

Essa dissertação tem como objetivo apresentar o debate a respeito da função das virtudes pragmáticas na aceitação de teorias científicas no empirismo construtivo de Bas van Fraassen. O empirismo construtivo caracteriza-se, em especial, no interior do nível epistemológico em contraposição à proposta epistemológica oponente, o realismo científico. As virtudes pragmáticas, como estratégias metodológicas, desempenham relevante papel na aceitação de teorias, sem estabelecer qualquer envolvimento com um compromisso ontológico. Para aprofundar o papel das virtudes pragmáticas, esse trabalho será apresentado em três capítulos. No primeiro capítulo, apresentaremos uma introdução geral ao tema das virtudes pragmáticas, por meio de alguns aspectos e conceitos gerais que nos permitem situar a problemática das virtudes na filosofia da ciência, tais como: virtude, realismo científico e empirismo construtivo. Os capítulos seguintes têm por objetivo apresentar o debate a partir de virtudes específicas, a saber, simplicidade e poder explicativo. No segundo, apresentaremos a defesa do status pragmático da simplicidade em contrapartida às reinvindicações de que essa virtude epistêmica capaz de guiar a afirmação de verdade das teorias científicas. No terceiro e último, apresentaremos a defesa da explicação como virtude pragmática, a partir da consideração pragmática adotada por van Fraassen, a qual concebe a explicação como uma relação entre teoria, fato e contexto em reação a perspectiva tradicional que se limita aos dois primeiros termos. Com essa análise crítica, pretendemos aprofundar a relevância das ideias de van Fraassen sobre as virtudes pragmáticas, a fim de compreender como elas colaboram para oferecer uma metodologia adequada à interpretação da ciência, sem se envolver com os postulados de verdade pressupostos pelo realismo científico.

Presidente - 1837201 - ADILSON ALCIOMAR KOSLOWSKI
Externo à Instituição - RONEI CLÉCIO MOCELLIN
Interno - 2530611 - WILLIAM DE SIQUEIRA PIAUI

Notícia cadastrada em: 14/01/2016 14:15