Banca de QUALIFICAÇÃO: ILMÁRIO DE SOUZA PINHEIRO

DISCENTE: ILMÁRIO DE SOUZA PINHEIRO
DATA: 17/07/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: A FUNÇÃO DAS VIRTUDES PRAGMÁTICAS NA ACEITAÇÃO DE TEORIAS CIENTIFICAS NO EMPIRISMO CONSTRUTIVO DE BAS C. VAN FRAASEN
PALAVRAS-CHAVES: Empirismo construtivo; Bas van Fraassen; Virtudes pragmáticas; Realismo científico.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia

Esta dissertação tem como seu objeto de estudo as virtudes pragmáticas no âmbito da ciência. As virtudes, ou valores como nomeiam alguns autores, têm ocupado, especialmente a partir do século XX, um relevante espaço no debate em torno da filosofia da ciência e, a partir desta, tem oferecido uma relevante colaboração à análise e avaliação das teorias científicas. Entre os pensadores que colaboram com este debate contemporâneo, Bas C. van Fraassen (1941-), físico e filósofo, se destaca com particular contribuição a partir de sua doutrina denominada empirismo construtivo. A partir do estudo desta corrente, alternativa ao realismo científico, o nosso trabalho abordará função das virtudes pragmáticas na avaliação de teorias científicas. O percurso metodológico, desde a conceituação ao debate suscitado, se dará especialmente por meio de três objetivos: (1) Localizar o problema das virtudes no debate mais amplo da filosofia da ciência, em especial na tensão metodológica estabelecida a partir dos diferentes níveis axiológicos e epistemológicos entre realismo cientifico e empirismo construtivo; (2) Apresentar a divisão tripartida assumida por van Fraassen das teorias: sintáticas, semânticas e pragmáticas, com referência direta as teorias da linguagem de Charles Morris; (3) Por fim, analisar criticamente o debate entre van Fraassen e alguns dos seus opositores, entre eles Richard Boyd, Paul Churchland, Alan Musgrave, a partir de argumentos gestados por cada corrente, realismo e antirrealismo, no que cada uma destas reclama para si a respeito das virtudes como sendo ‘epistêmicas’ ou ‘pragmáticas’. Com isso, aprofundaremos os recursos adotados por van Fraassen, em especial as virtudes pragmáticas, a fim de oferecer uma metodologia adequada à interpretação da ciência, sem se envolver com os postulados de verdade pressupostos pelo realismo científico.

Presidente - 1837201 - ADILSON ALCIOMAR KOSLOWSKI
Interno - 1820840 - MARCOS RIBEIRO BALIEIRO