Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA MOTA DE OLIVEIRA ANDRADE

DISCENTE: ANDREZA MOTA DE OLIVEIRA ANDRADE
DATA: 15/09/2021
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Narrativas jornalísticas multiterritoriais: a construção dos espaços de vida na morte de uma celebridade em Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Geografias da Comunicação; cobertura multiterritorial; território-rede; Portal G1; morte como acontecimento jornalístico
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
ESPECIALIDADE: Teoria e Ética do Jornalismo

O estudo submetido a esta banca de qualificação tem como eixo de sustentação o conceito de “multiterritorialidade”, a partir de Rogério Haesbaert, aplicado a um estudo de caso: a cobertura jornalística do acidente aéreo em que morreu o cantor Gabriel Diniz (em 2019, em Estância, Sergipe), realizada pelo Portal G1, uma plataforma digital que agrega os conteúdos produzidos pelas emissoras afiliadas e canais próprios da Rede Globo de Televisão. O portal também atende à estratégia de regionalização midiática da Rede, cuja cobertura de sinal alcança 98% do território brasileiro. Tal cobertura está sendo caracterizada como um fenômeno jornalístico atípico, por envolver narrativas complementares sobre um personagem construídas a partir dos múltiplos territórios a ele relacionados, seja por sua trajetória de vida, seja pelo percurso relacionado ao acidente fatal, ou por sua agenda profissional interrompida. Nesse sentido, a revisão de literatura inclui também os conceitos de “escalas geográficas aplicadas ao jornalismo” (Aguiar, 2016; 2019) e de “território-rede” (Haesbaert, 2004; 2014), além de reflexões sobre o jornalismo local-regional, o princípio da proximidade e a noção de regionalização. Quanto ao aporte metodológico serão utilizados procedimentos da Análise de Cobertura Jornalística e da Análise Pragmática da Narrativa Jornalística (Motta, 2008; 2017), em um total de 46 matérias coletadas no período que abrange o dia do acidente (27 de maio de 2019) e os três dias seguintes de repercussão do acontecimento. Espera-se que a dissertação contribua com novos olhares sobre a cobertura jornalística de acontecimentos geograficamente abrangentes, cuja relevância não se resume à notoriedade dos personagens da notícia.

Presidente - 308938 - SONIA AGUIAR LOPES
Interno - 2997152 - VITOR CURVELO FONTES BELEM