PALESTRA: Dimensão econômica da mídia local e regional no Brasil: uma proposta de estudo

Data: 17/06/2019

Local: Auditório do DCOS

A palestra, a ser ministrada pela profa.dra. Jacqueline Deolindo, da Universidade Federal Fluminense, apresenta a teoria da firma como uma proposta para o estudo da dimensão econômica dos meios de comunicação locais e regionais brasileiros. A abordagem, que já é praticada desde os anos 1980 por economistas de mídia em países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Holanda,  tem como foco tanto o desempenho econômico das firmas de mídia como também sua performance no cumprimento de responsabilidades sociais, tendo em vista a natureza dual dos meios de comunicação. No Brasil, essa modalidade de estudos apenas começa, mas representa um campo de trabalho fértil para os pesquisadores preocupados com a sustentabilidade, inovação e função comunitária de jornais, emissoras de rádio e TV, sites, revistas e outras veícu los.

Jacqueline Deolindo é jornalista, doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, professora adjunta do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), Unidade Campos dos Goytacazes, onde leciona Sociologia da Comunicação e da Mídia, e professora e coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU).

É autora do livro “O negócio da mídia no interior”, lançado este ano a partir da pesquisa realizada para sua tese, defendida em 2016. Nesta palestra ela apresenta uma proposta de nova frente de estudos sobre a mídia local e regional a partir de alguns autores que trabalham sob o referencial da economia da mídia.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3185355993455315

REALIZAÇÃO: PPGCOM-UFS. APOIO: PROEF-Capes Fapitec e Departamento de Comunicação Social (DCOS-UFS)

Notícia cadastrada em: 17/06/2019 08:09