Banca de DEFESA: CAMILA SILVA SANTOS

DISCENTE: CAMILA SILVA SANTOS
DATA: 31/05/2019
LOCAL: Sala de reuniões-DCOS
TÍTULO: “REDUZIR, REUTILIZAR E RETUITAR: Instituto Akatu, comunicação ambiental e o discurso do consumo consciente nas mídias sociais”.
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação ambiental; Instituto Akatu; Análise Crítica do Discurso; Mídias sociais; Consumo consciente; Estudos do consumo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A crise ambiental, simbolizada pelo fenômeno macro das mudanças climáticas, é talvez a maior questão social global contemporânea. Sua discussão atravessa todos os contextos socioeconômicos, nos quais tem ganhado, cada vez mais, visibilidade o deslocamento do foco de preocupação da produção para o consumo. Numa sociedade em rede, marcada pela comunicação mediada pelas novas tecnologias digitais e pelo estatuto da hiperconexão, esta discussão circula de forma intensa entre os mais diversos atores sociais, estando presente nas modernas e populares plataformas e sites de redes sociais eletrônicas. O presente estudo procura, a partir da Sociologia Ambiental e dos Estudos do Consumo, sob a perspectiva da Análise Crítica de Discurso, caracterizar e analisar a Comunicação Ambiental realizada pelo Instituto Akatu para o Consumo Consciente nas chamadas mídias sociais, nas quais esta Organização Não Governamental empresarial está presente, sendo muito atuante no empenho de legitimar um discurso ambientalista revestido de um apelo direcionado ao “consumo consciente”. Tal discurso é efetivado em diferentes modalidades comunicativas através da Internet, com destaque para sua participação em duas das principais plataformas de redes sociais amplamente utilizadas no Brasil - Twitter e Facebook. Para fins de análise, a pesquisa priorizará um corpus delimitado pelas publicações realizadas pelo Instituto nos seus UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos - Av. Marechal Rondon, S/N - Jardim Rosa Elze CEP: 49100-000 - São Cristóvão/SE –Prédio do DCOS Telefone (79) 3194-6390 -Site: http://www.posgraduacao.ufs.br/ppgcom perfis nestas duas “redes sociais” eletrônicas, apoiando-se em aplicativos de análise de dados, sobretudo o NVivo, para codificar postagens realizadas nos doze meses do ano de 2017. De caráter essencialmente qualitativo, mas sem ignorar aspectos quantitativos relevantes, em uma primeira fase estabeleceu um comparativo da estratégia discursiva do Akatu em ambas as plataformas, para então, num segundo momento, proceder a análise discursiva propriamente dita, de modo a compreender aspectos constitutivos e pragmáticos desta matriz discursiva, sobretudo no âmbito da atribuição de responsabilidade, na definição e delimitação da problemática do consumo e de possíveis soluções sugeridas pela comunicação ambiental praticada pela ONG.

Externo à Instituição - FÁTIMA PORTILHO
Presidente - 2460027 - JEAN FABIO BORBA CERQUEIRA
Interno - 308938 - SONIA AGUIAR LOPES

Notícia cadastrada em: 30/04/2019 14:56