Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ALEXANDRE DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 14/06/2018
HORA: 15:00
LOCAL: OBSCOM
TÍTULO: A Política de Distribuição da Verba Publicitária do Governo Federal no
Brasil (2000/-2014)
PALAVRAS-CHAVES: Indústria cultural; Audiência; Propaganda; Publicidade; Governo Federal.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
A política de comunicação do Estado brasileiro baseada na distribuição verba publicitária ou verba de mídia do Governo Federal, consiste no montante de recursos públicos destinados para a compra de espaço publicitário nos diferentes meios e veículos de comunicação no país para veiculação da propaganda institucional do governo. A distribuição dessa verba de mídia, geralmente, é direcionada para o sistema industrial de comunicação formado pela rede de radiodifusão nacional, que por sua vez, é responsável por grande parcela da comercialização da mercadoria audiência produzida sob a égide da industria cultural durante o desenvolvimento do capitalismo monopolista. Nesse sentido, acredita-se que o Governo Federal na condição de anunciante e respectivamente comprador da mercadoria audiência, contribui para manutenção do mercado oligopolico de comunicação no país em detrimento do sistema público. Baseado nos estudos de César Bolaño (2000 e 2004), Valério Britos (2000), Dallas Smythe (1977), Celso Furtado (2005) e Maria Arminda (2015): o presente trabalho visa compreender os aspectos históricos, econômicos políticos que respaldam apolítica de distribuição da verba publicitária do Governo Federal, bem como a localização deste no circuito da comunicação alimentado pela industria cultural no Brasil. para tanto, a metodologia inicial a ser aplicada está baseada na revisão bibliográfica e na análise dos dados quantitativos do montante de verba de mídia distribuída para os meios de comunicação ofertados pela secretaria de comunicação social da Presidência da República de 2000 a 2014.