Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIO MARCÍLIO MAIA E SILVA JÚNIOR
DATA: 04/09/2017
HORA: 17:00
LOCAL: OBSCOM
TÍTULO: MÚSICA NA NUVEM: A Constituição do Mercado de Streaming no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Indústria Cultural, Música, Streaming, Internet, Digitalização.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
A indústria fonográfica, desde sua consolidação no início do século XX, tem se desenvolvido por meio de invenções e inovações tecnológicas inseridas no campo da música que hoje, imersa no meio digital com a internet, ganha destaque por serviços de streaming. Apesar de recente, essa nova modalidade de consumo tem se consolidado como um importante mercado trazendo mudanças para os produtos culturais. Cobrando valores acessíveis, a popularidade do streaming de música aumentou nos últimos anos e mudou a forma de produção das grandes gravadoras que passam a ser as principais fornecedoras de música para estas plataformas. O Estado e o capital também passam a fazer parte desse novo mercado, o primeiro começa a cobrar impostos desses serviços e o outro se fortalece pela lógica da Indústria Cultural inserida no meio virtual e disseminada em outros segmentos comerciais. Baseado principalmente nos estudos de Bolaño (2000, 2007), Santos (2008), Pérez (1986), Schumpeter (1982), Atalli (1995) e De Marchi (2011, 2016); este trabalho busca entender o fenômeno do streaming inserido dentro da cadeia da economia da música brasileira, analisando o funcionamento, a organização e a distribuição de música, tornando-se hoje o principal meio de aquisição musical por meio de pacotes mensais de audição mais rentáveis e superiores aos meios físicos. A metodologia inicial a ser aplicada está baseada numa revisão bibliográfica e na análise dos relatórios emitidos pelo Pró-Música Brasil e pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica.