Banca de DEFESA: SARAH CRISTINA MONTES CANUTO

DISCENTE: SARAH CRISTINA MONTES CANUTO
DATA: 24/08/2022
LOCAL: Auditório do DEF
TÍTULO: INDICADORES ESTATÍSTICOS DE DESEMPENHO NO BASQUETEBOL: ANÁLISE LONGITUDINAL E FATORES DISCRIMINANTES DE VITÓRIA E DERROTA
PALAVRAS-CHAVES: Análise discriminante, análise de jogo, basquetebol, indicadores, performance, NBB.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Os esportes coletivos de alto rendimento têm sido objeto de investigação em todo mundo visando compreender a influência de diferentes componentes no rendimento. A análise de jogo baseada nas estatísticas é uma das formas de investigar esses componentes. Assim, os indicadores estatísticos de desempenho (IED) básicos e avançados servem para avaliar o desempenho de equipes e jogadores no basquetebol em diferentes aspectos. Desde o início do Novo Basquete Brasil (NBB), IDE são registrados, sendo possível determinar uma linha evolutiva e estilo de jogo praticado no país, bem como compará-lo com tendências mundiais. Objetivo: Analisar a linha evolutiva do basquetebol brasileiro adulto masculino ao longo das temporadas 2008/2009 a 2020/2021 do Novo Basquete Brasil. Metodologia: A presente dissertação foi organizada em 3 estudos, sendo uma revisão sistemática e dois estudos originais. A revisão sistemática versou sobre os IED que melhor discriminam equipes vencedoras e perdedoras no basquetebol mundial e incluiu 20 artigos. Já os artigos originais trataram da linha evolutiva do basquetebol brasileiro no NBB ao longo de 13 temporadas e da identificação de quais IED são os mais relevantes em discriminar equipes vencedoras. Dados de 3338 partidas das 13 temporadas do NBB foram coletados no site oficial do campeonato. O desempenho expresso em média ± desvio padrão dos IED básicos e avançados, foi comparado por ANOVA de uma entrada complementada por post hoc de Bonferroni, e os valores de referência calculados por percentis. Para determinar os fatores que diferenciariam equipes vencedoras de equipes perdedoras foi realizada uma análise discriminante. Todas as análises estatísticas foram executadas com o software estatístico IBM SPSS versão 20.0. Resultados: A revisão sistemática revelou que rebotes defensivos e assistências são os IED que melhor discriminam vitória e derrota no basquetebol mundial independente de fase de competição, local de jogo ou nível do adversário. Ainda, os times vencedores têm, em média, ao menos 6 rebotes defensivos e quase 4 assistências a mais que os times perdedores. Já no basquetebol brasileiro, além das assistências e rebotes defensivos, o arremesso de longa distância foi um relevante discriminante de equipes vencedoras e perdedoras na maioria das temporadas do NBB, tanto na fase regular como em playoff. E ao longo das temporadas, assistências, rebotes defensivos, arremessos de 2 e de 3 pontos convertidos, e de 2 pontos não convertidos aparecem como os principais discriminantes de equipes vencedoras e perdedoras. Conclusão: O estilo de jogo brasileiro é baseado em ações ofensivas longe da cesta, e tem como IED relevantes para vitória as assistências, rebotes defensivos e arremessos de 3 pontos convertidos. Este último IED sendo a principal diferença observada para o basquetebol mundial, que é mais dependente dos arremessos de 2 pontos.

Externo à Instituição - JOÃO HENRIQUE GOMES
Presidente - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - Valbério Candido de Araújo

Notícia cadastrada em: 16/08/2022 15:29