Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON VIEIRA DE FREITAS

DISCENTE: ANDERSON VIEIRA DE FREITAS
DATA: 13/05/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO: Estrutura escolar para a prática de Educação Física e Atividades Físicas nas escolas brasileiras
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento Sedentário; Escolares; Ambiente Escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução Geral: A escola tem sido reconhecida como importante veículo para a promoção da saúde por apresentar políticas de incentivo à hábitos saudáveis, em especial a prática de Atividade Física, pois o comportamento sedentário tem favorecido o aumento do peso corporal em crianças e adolescentes, o que pode promover riscos ao desenvolvimento precoce de doenças crônicas não transmissíveis. Objetivo Geral: O objetivo do presente estudo consiste em, através da leitura e análise de dados secundários oficiais: Relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/2019) e Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2019), de forma crítica e analítica, apontar a prevalência do comportamento sedentário dos escolares brasileiros e descrever a estrutura do ambiente escolar para a prática de AF relacionadas aos IDH e IDEB; Metodologias: Estudo 01: Tratou-se de uma análise descritiva firmada através dados secundários disponibilizados pelo INEP/2019 e dados constantes na quarta edição da PeNSE 2019, análise procedeu-se por meio da estatística descritiva. Estudo 02: Tratando-se dos mesmos dados, visouse a identificação e classificação da estrutura para AF das escolas brasileiras, a partir da existência de “pátios”, “quadras” e “materiais esportivos”, organizados por nível de Ensino em: “Fundamental” e “Médio”. Estes dados foram organizados por Região Macroeconômica e relacionados com os Índices IDH, IDEB e os Critérios de Classificação de Qualidade do RCB. Utilizou-se a Correlação Linear de Pearson para verificar a relação entre a estrutura escolar para a AF e os indicadores, sendo analisados os conceitos de qualidade do RCB; Resultados: Estudo 01: Restou demonstrado: que 36,0% dos adolescentes assistem mais de duas horas de TV; 53.1% permanecem sentados ou deitados realizando atividades diversas em comportamento sedentário por mais de três horas diárias. Quanto a carga horária da disciplina Educação Física, apenas, 41,6% tiveram um dia de aula e outros 37,1% dois ou mais dias, sendo que 21.0% não tiveram aula de educação física na semana anterior à pesquisa. Para a estrutura do ambiente escolar, considerado os itens pesquisados (quadra, pátio e materiais esportivos), constata-se que a redes públicas municipal e estadual possuem condição mais precária quando comparada a rede pública federal e particular; Estudo 02: Assim, para o “Ensino Fundamental”, verificou-se relação positiva e significativa entre o IDH e a existência de “pátios” (r=0,53; p=0,004), “quadras” (r=0,855; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,764; p<0,01), enquanto para o IDEB, os valores seguiram a mesma lógica, sendo para a existência de “pátios” (r=0,475; p=0,01), “quadras” (r=0,676; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,535; p<0,01). Para o “Ensino Médio”, verificou-se relação entre o IDH e a existência de “quadras” (r=0,517; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,499; p < 0,01), enquanto para o IDEB, apenas, relação com a existência de “materiais esportivos” (r=0,508; p<0,01); Conclusão Geral: Conclui-se que: Estudo 01; A precária ou a ausência de espaços destinados a prática de atividades físicas, especialmente nas escolas públicas municipais e estaduais; a baixa participação dos alunos nas aulas de educação física e a grande prevalência do comportamento sedentário dos estudantes, contribui para que os escolares não atinjam o comprimento das recomendações da OMS (2020). Estudo 02: Regiões Norte e Nordeste têm menor estrutura pata AF e que há relação positiva desta estrutura com os indicadores de desenvolvimento econômico, de qualidade educacional e do RCB.

Presidente - 1996873 - RICARDO AURELIO CARVALHO SAMPAIO
Externo à Instituição - NARA MICHELLE MOURA SOARES