Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVANEIDE OLIVEIRA LIMA

DISCENTE: EDIVANEIDE OLIVEIRA LIMA
DATA: 09/08/2021
LOCAL: Meet
TÍTULO: Verificar a associação do nível socioeconômico, do consumo alimentar e exposição ao comportamento sedentário com a pressão arterial, mediados pelo nível de atividade física e índices de massa corporal em adolescentes do Nordeste, Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Física; IMC; Pressão Arterial, Consumo alimentar; adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Objetivo: verificar a associação do nível socioeconômico e do consumo alimentar com a pressão arterial, mediados pelo nível de atividade física e indices de massa corporal em adolescentes. Métodos: Trata-se de um levantamento epidemiológico e transversal com amostra representativa de estudantes do ensino médio da Rede Pública Estadual de Sergipe, composta por 4.151 escolares, com idade de 14 a 19 anos. Os dados foram coletados mediante questionário auto administrado (Global Student Health Survey). Nível de atividade física foi usado como medida de AF. A pressão arterial considerou-se o valor médio das medidas, obtida por meio do equipamento Omron HEM 742. A medida antropométrica o IMC. As independentes consumos alimentares analisados foram: Consumo de refrigerante, de verduras, de frutas, e consumo suco de frutas. A análise de mediação causal foi feita para análise de associação entre as variáveis. Resultados: Atividade Física, participação nas aulas de educação física e IMC não apresentaram efeito direto sobre a PA. Foi identificada mediação com efeito indireto da Atividade Física, participação nas aulas de Educação Física e IMC, apresentam-se mediando a PAS e PAD com R² = 0.316. Conclusão: Foi possível identificar a associação entre o IMC, Atividade Física e a PA e, ainda, afirmar que há mediação da atividade física e do IMC sobre a pressão arterial com os independentes: sexo, renda familiar, consumos alimentares e nível socioeconômico.

Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Interno - 804.322.125-15 - LUCIO MARQUES VIEIRA SOUZA
Interno - 967.295.625-87 - JYMMYS LOPES DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 28/07/2021 07:23