Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYANNE DE OLIVEIRA BARROS

DISCENTE: LAYANNE DE OLIVEIRA BARROS
DATA: 29/07/2021
LOCAL: ON LINE
TÍTULO: SENSO DE COERÊNCIA E SUA ASSOCIAÇÃO COM O ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA EM TÉCNICOS ESPORTIVOS ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Senso de coerência, Qualidade de vida, Estresse, Técnicos esportivos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O contexto esportivo exige dos indivíduos envolvidos uma capacidade em gerenciar situações estressantes em que ficam expostos. Os técnicos esportivos operam em um ambiente que impõe muitas pressões sobre eles. Sendo assim, o estresse se manifesta na vida cotidiana como um fator que pode colocar em risco a saúde psicológica e física, bem como pode interferir no bem-estar e na qualidade de vida. O senso de coerência (SC) fundamenta-se na capacidade de vida interna em que o indivíduo consegue expressar um profundo e duradouro, sentimento de confiança. Com isso, no processo de associar o senso de coerência com o estresse e a qualidade de vida, o objetivo geral desse estudo foi analisar a influência da percepção da qualidade de vida e o estresse sobre o senso de coerência em técnicos esportivos. A população desse estudo foi composta por 137 técnicos esportivos de clubes e/ou equipes escolares da cidade de Aracaju, de ambos os sexos, com uma média de idade de ± 36,5 anos, que responderam ao questionário de Senso de Coerência de Antonovsky, ao Inventário de Sintomas de Estresse para Adulto e ao Questionário de Qualidade de Vida-SF-36. As análises estatísticas foram realizadas através de estatística descritiva, apresentada em mediana, média, desvio padrão, valores absolutos e relativos, calculados através das frequências da amostra e representadas em tabelas de distribuição, foram realizadas análises de correlação de Pearsonn e regressão linear múltipla, somente para as variáveis que apresentaram correlação superior a 0,40 com a variável de desfecho (senso de coerência). Como principais resultados destacamos 60,3% (n=83) dos técnicos não apresentaram a sintomatologia do estresse. Observou-se uma correlação moderada e inversamente proporcional (r= - 0,412, p ≤ 0,001) entre o SC e o Estresse. Foi possível identificar uma correlação fraca entre o SC e aspectos emocionais (r= 0,289, p ≤ 0,001); saúde mental (r= 0,278, p ≤ 0,001) e aspectos físicos (r= 0,219, p ≤ 0,05). No entanto entre SC e Dor (r= 0,432, p ≤ 0,001); Estado geral (r= 0,532, p ≤ 0,001) e Aspectos Sociais (r= 0,555, p ≤ 0,001) observamos uma correlação moderada e diretamente proporcional. Diante dos resultados encontrados, concluímos que o estresse e alguns domínios da qualidade de vida como a dor, estado geral e aspetos sociais são relevantes para a determinação do senso de coerência em técnicos esportivos.

Presidente - 1849740 - ROGERIO BRANDAO WICHI
Interno - 276.084.415-34 - SILVAN SILVA DE ARAUJO
Externo à Instituição - NARA MICHELLE MOURA SOARES

Notícia cadastrada em: 23/07/2021 10:13