Banca de DEFESA: RAQUEL REIS DE JESUS

DISCENTE: RAQUEL REIS DE JESUS
DATA: 29/08/2022
LOCAL: meet.google.com/vip-pmca-qsh
TÍTULO: Inovação no Modelo de Negócio: um estudo em pequenas empresas frente à pandemia de COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Pequenas Empresas. Inovação. Modelo de Negócio. Pandemia de COVID-19.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas

Este trabalho tem o objetivo de compreender como as pequenas empresas podem inovar no modelo de negócio frente à pandemia de COVID-19. Para tanto, os seguintes objetivos específicos foram delineados: 1) compreender o perfil de inovação da pequena empresa; 2) compreender o modelo de negócio no cenário pré-pandemia de COVID-19; 3) entender que aspectos do modelo de negócio foram afetados; 4) compreender que inovações foram incorporadas com a pandemia de COVID-19; e 5)entender a influência das inovações implementadas no modelo de negócio. Assim, para alcance desses objetivos foidesenvolvido um estudo qualitativo, de natureza aplicada com adoção do método de estudo de casomúltiploscom quatro microempresas, quanto aos instrumentos decoleta de dados foram escolhidasas entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Para o tratamento e análise das evidências, a técnica adotada foi a de análise de conteúdo. Um estudo de caso piloto foirealizado para alinhar possíveis adequações das interrogativas com as questões de pesquisa delimitadas. Os resultados mostram que nas empresas analisadas o perfil de inovação se revela em estado informal no qual os gestores promovem práticas inovadoras no sentido de manter a qualidade dos serviços prestados. Foi possível descrever os modelos de negócios no cenário pré-pandemia de COVID-19 adotados em cada empresa e identificar os meios utilizados para criar, entregar e capturar valor. As análises de quais aspectos do modelo de negócio foram afetados com a pandemia de COVID-19 apontaram para mudanças relacionadas aos segmentos de clientes, criação de valor, proposta de valor em uma proporção maior,nos recursos principais e nos processos-chave em uma proporção menor. As inovações incorporadas a partir da pandemia de COVID-19 compreendem a introdução de novos produtos, novos segmentos de mercado, novas formas de criar, entregar e capturar valor. As influências das inovações incorporadas no modelo de negócio atingiram principalmente aspectos de sobrevivência das empresas, pois influenciaram em fatores relacionados a manutenção do faturamento, clientes, funcionários e parceiros. Essa pesquisa conclui que apesar dos desafios inerentes a pequena empresa somado a momentos de crise como a pandemia de COVID-19, os pequenos negócios ainda podem inovar através de mudanças incrementais em seus modelos de negócios. As contribuições atingem a ampliação dos estudos e a geração de insightsacerca do tema, empiricamente contribui com a escolhade um campo ainda pouco explorado e por estabelecer conexões entre a universidade pública e os pequenos negócios.

Presidente - 1049184 - GLESSIA SILVA DE LIMA
Interno - 6252676 - DEBORA ELEONORA PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - NELSON SANTOS MACHADO

Notícia cadastrada em: 15/08/2022 16:52