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Banca de DEFESA: ESDRAS ANTUNES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESDRAS ANTUNES DO NASCIMENTO
DATA: 18/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO: REDE DE COOPERAÇÃO: FORMAÇÃO, RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS E INFLUÊNCIAS NA ADOÇÃO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG)
PALAVRAS-CHAVES: Rede de cooperação. Cadeia do biscoito. Indicação geográfica.
PÁGINAS: 378
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

As redes de empresas constituem-se como novas formas organizacionais caracterizadas por relações de cooperação que possibilitam às empresas desenvolverem de forma rápida novos aprendizados, incrementando o seu poder de competitividade e, consequentemente, suscitando novas oportunidades de negócios. Nesse sentido, as pequenas e médias empresas têm se despertado para as vantagens competitivas oriundas desses novos tipos de configuração, a partir da soma de esforços provenientes das economias externas locais e das ações conjuntas dos atores, observando as situações e tendências verificadas no mercado, como as preferências dos consumidores por alimentos atrelados aos critérios de qualidade diferenciada e confiabilidade em detrimento de aspectos geográficos. A literatura evidencia que a formação de redes de cooperação é um processo que envolve o estabelecimento de relações altamente coordenadas, em um processo que envolve a participação ativa de múltiplos atores por meio das suas interações (socializações e mobilizações). Essas interações reproduzem valor para as relações sociais (parcerias consistentes), bem como estabelece níveis de centralidade (Degree), intermediação (Betweenness) e proximidade (Closeness) dos atores na rede, influenciando na realização de atividades conjuntas por objetivos comuns, como a busca pelo reconhecimento legal da indicação geográfica. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar e caracterizar os aspectos organizacionais e interorganizacionais inerentes à rede de cooperação, evidenciando a influência desses aspectos no reconhecimento legal da indicação geográfica. Para tanto, o estudo fundamentou-se no método qualitativo de investigação ao compreender que as estratégias de cooperação em rede são construídas pela interação dinâmica de múltiplos atores através dos seus relacionamentos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva sob o viés interpretativista. Quanto à estratégia de pesquisa, adotou-se o estudo de caso, conduzido por meio do protocolo de estudo de caso, com o estabelecimento de regras e procedimentos seguidos no trabalho de campo (critério de confiabilidade). As fontes de evidências foram coletadas por meio de três técnicas, a pesquisa documental, as observações diretas e as entrevistas semiestruturadas e por pauta, verificadas a partir do local onde acontecem as relações sociais, dos atores, dos eventos e dos processos (triangulação de dados). O método de tratamento dos dados foi aplicado a partir da análise de conteúdo (software Atlas.ti®), revelando as descrições, inferências e interpretações das comunicações coletadas, bem como por intermédio da análise descritiva das redes sociais (softwares Ucinet® e Netdraw®), indicando estatisticamente as interações entre atores sociais (nós, vínculos e fluxos) para fins de análise da densidade e centralidade da rede. Como resultado, observa-se que, apesar da percepção sobre a importância da atuação cooperativa, os pequenos negócios se esbarram no entendimento acerca da nova configuração organizacional em rede e no aprimoramento das relações sociais que propiciam o desenvolvimento de laços sociais fortes, tais como a confiança e o comprometimento. O baixo nível de interações entre os atores, restritas às articulações em reuniões e eventos específicos, por exemplo, proporcionam baixa densidade e centralidade na rede de cooperação estudada. Por fim, constata-se, a partir das evidências empíricas, uma reduzida influência dos aspectos da rede de cooperação do biscoito no reconhecimento legal da indicação geográfica pretendido pelos atores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1305647 - ROSANGELA SARMENTO SILVA
Interno - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO GASPAR

Notícia cadastrada em: 30/01/2021 11:37
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