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Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILSON RODRIGUES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILSON RODRIGUES PEREIRA
DATA: 18/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/dkp-bzyo-pwd
TÍTULO: MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA PROPOSTA DE MODELO PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento; Universidade pública; Modelo de maturidade
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Com a ascensão do conhecimento à condição de ativo mais importante para as organizações no tocante à consecução de seus objetivos, ao enfrentamento e adaptação às transformações trazidas pelos novos tempos, a gestão do conhecimento inseriu-se como um processo imprescindível para que organizações privadas ou públicas conduzam suas operações com maior desempenho nessa nova era. Desse modo, a avaliação da maturidade desse processo se faz essencial para qualquer organização, visto que esse é um encadeamento processual que engloba diversas variáveis passíveis de aprimoramento ao longo do tempo. Nesse cenário, as universidades públicas são organizações que podem fazer uso da gestão do conhecimento para alcanças seus objetivos integrando-a à sua administração, atividade que dá suporte ao atingimento de sua missão para com a sociedade. Posto esse encadeamento, o objetivo deste projeto de pesquisa volta-se ao desenvolvimento de um modelo de maturidade em gestão do conhecimento para as universidades púbicas brasileiras, concentrando-se em seu caráter público, em sua complexidade enquanto organização e na realidade de iniciativas desse processo nas mesmas. A metodologia que será adotada acompanhará os passos elencados por De Bruin (2015) no que se refere ao desenvolvimento de um modelo de maturidade. Para esse fim, os pontos de partida estabelecidos serão o modelo de maturidade em gestão do conhecimento para a administração púbica brasileira elaborado por Helou (2015), o modelo de gestão do conhecimento para organizações complexas de Bennet e Bennet (2004) e, estrategicamente, lançar-se-á mão de uma revisão sistemática da literatura sobre estudos de caso que vislumbrem a gestão do conhecimento em universidades públicas brasileiras, tendo com o objetivo mapear os fatores críticos de sucesso dessa realidade. Sequencialmente, o próximo passo visará ao entendimento de como integrar esses três aspectos por meio de consultas, via entrevistas, a especialistas na área. Após a estruturação do modelo, o mesmo será validado enquanto seu instrumento de avaliação na Universidade Federal de Alagoas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2501207 - VERUSCHKA VIEIRA FRANCA
Interno - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
Externo à Instituição - ISABEL DÍEZ VIAL

Notícia cadastrada em: 03/08/2020 20:01
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