Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINÍCIUS OLIVEIRA ARAUJO
DATA: 10/02/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 33 - Propadm
TÍTULO: A IDENTIDADE E A IMAGEM ORGANIZACIONAL DO MERCADO MUNICIPAL ANTÔNIO FRANCO EM ARACAJU SE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DOS STAKEHOLDERS.
PALAVRAS-CHAVES: Identidade organizacional, Imagem organizacional, cultura, história organizacional.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO:
Este estudo versou sobre o universo organizacional que envolve o mercado municipalAntônio Franco considerando aspectos históricos e culturais, operacionalizado pelas teorias daidentidade organizacional e da imagem organizacional. A presente pesquisa tem o objetivogeral de compreender os elementos que constituem a identidade e a imagem organizacional doMercado Municipal Antônio Franco de Aracaju/SE a partir da ótica dos stakeholders internose externos. No que diz respeito aos objetivos específicos, são os seguintes: Identificar oelemento histórico na construção da identidade organizacional do mercado municipal AntônioFranco; Detectar a missão e os valores, bem como as características centrais e que diferenciao mercado municipal Antônio Franco de outras organizações; Identificar as práticasindividuais e coletivas dos comerciantes de artesanato do mercado municipal Antônio Francona busca pelo desenvolvimento econômico e cultural; Compreender como ocorre a formaçãodo imaginário em relação à atividade turística presente no Mercado Municipal AntônioFranco e Investigar o processo de construção da imagem organizacional no mercadomunicipal Antônio Franco na visão dos stakeholders externos. No que se refere àmetodologia, o estudo classifica-se como exploratório e descritivo, com uma abordagemqualitativa, que tem a finalidade de compreender o fenômeno estudado por meio do métodode pesquisa estudo de caso. A coleta de dados contou com a realização de 28 entrevistassemiestruturadas, dentre estas 10 são comerciantes, 16 turistas e 2 guias que proporcionaramsaturação teórica. A observação participante foi aplicada em duas lojas a fim de identificar ocomportamento, a condução do seu negócio e a relação dos comerciantes entre si e noatendimento ao consumidor. Os dados foram analisados com o uso da técnica de análise deconteúdo. A pesquisa considerou também a análise de documentos secundários que estãodisponíveis em bibliotecas, livrarias e sites. Concluiu-se que, a identidade do mercadomunicipal Antônio Franco é dinâmica e flexível, sendo considerada a partir de três momentosdistintos: Um formigueiro concentrado e desorganizado desde a inauguração até areestruturação entre os anos 1926 a 1998, uma decepção afetiva durante a fase de transição noperíodo de 1998 a 1999 e como o nascer do sol após os anos 2000 com a entrega de umempreendimento renovado. Atualmente, a identidade da organização é composta peladiversidade cultural, tradições, exposição do artesanato e pela representação da cidade deAracaju. Os principais valores são a autenticidade com a cultura sergipana e do Nordeste,além da preservação da história e da cultura. A imagem do mercado municipal AntônioFranco é compreendida pelos stakeholders externos e disseminada pelo stakeholders internoscomo um ambiente de compras que transmite a cultura do Nordeste, sendo notado tambémcomo um patrimônio histórico da cidade de Aracaju.