Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: ALEXANDRE DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 15/07/2019
LOCAL: PROPADM
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Projetos; Sistemas de Informação de Gerenciamento de Projetos; Modelos de Maturidade; Construção Civil
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

As metodologias de Gerenciamento de Projetos têm se tornado mais importantes no desenvolvimento econômico e no Produto Interno Bruto (PIB) mundial e, com o objetivo de realizar projetos cada vez mais complexos, as áreas de conhecimento se apoiam nas diversas metodologias existentes. No Brasil, a realidade não é diferente. Sabe-se que a indústria da construção, por exemplo, tende a gerenciar suas operações por meio de projetos que costumam representar entre oito e doze por cento do PIB, sendo a indústria uma impulsionadora do desenvolvimento econômico do país. Considerando tamanha importância do setor, é indispensável que a referida indústria continue buscando inovar e utilizar novas tecnologias e metodologias que a possibilitem executar seus empreendimentos e superar a tripla restrição de tempo, custo e qualidade. Dentre as várias tecnologias disponíveis, destacam-se os Sistemas de Informação de Gerenciamento de Projetos (SIGP), visto que têm o potencial de integrar gerenciamento do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos, das aquisições e das partes interessadas (stakeholders). Além disso, registra e dispensa duplicidade de entrada de informações intercambiáveis entre esses módulos e seus sub-módulos adicionando eficiência, controle de projeto e uma governança mais robusta a projetos dos mais simples aos mais complexos. Entretanto, apesar do seu grande potencial, os SIGPs ainda não têm se mostrado suficiente ou adequadamente presentes para cumprir esse papel. Posto isto, o objetivo do estudo é avaliar quais são as principais dificuldades para a utilização dos SIGPs em empresas do setor de construção civil no Brasil. A pesquisa também apresenta os objetivos específicos de descrever as funcionalidades e benefícios dos SIGPs, identificar sua utilização em empresas de médio e grande porte da construção civil e, por fim, investigar as dificuldades associadas à utilização dos SIGPs nas empresas estudadas. Quanto à metodologia, a presente pesquisa é de natureza qualitativa e caracterizada como exploratória e descritiva. Inicialmente, a pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática da literatura e pesquisa bibliográfica sobre o Gerenciamento de Projetos, os SIGPs e modelos de maturidade. A partir disso foi possível entender que, para a utilização de um sistema de informação complexo como um SIGP, algumas pré-condições devem estar presentes na organização. O indicativo de tais pré-condições e o critério de seleção para as empresas a serem utilizadas será o seu nível de maturidade do gerenciamento de projetos. Dentre vários modelos existentes, o PRADO MMGP (2015) foi escolhido por possuir dados históricos nacionais e assemelhar-se a modelos internacionalmente aceitos. Assim, aplicar-se-á o survey de maturidade e, após a identificação das organizações com alto grau de maturidade, o método utilizado será estudo de casos múltiplos. Com as organizações escolhidas, serão realizadas entrevistas estruturadas, observação não participante e análise de documentos para entender quais são as maiores restrições para a utilização dos SIGPs no setor de Construção Civil.

Presidente - 1791750 - FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS
Interno - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT