Banca de DEFESA: JULIANNA KARLA SANTANA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANNA KARLA SANTANA ANDRADE
DATA: 11/10/2021
LOCAL: video conferencia
TÍTULO: Estudo in vitro e in vivo dos compostos bioativos obtidos do cultivo do gênero Aspergillus ssp. a partir de resíduos agroindustriais e avaliação das suas propriedades benéficas a saúde.
PALAVRAS-CHAVES: resíduos de frutas; compostos bioativos; a-amilase; digestão gastrointestinal; bioacessibilidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos

O aproveitamento de resíduos e folhas de frutas vem aumentando nos últimos anos, devido à presença decompostos bioativos, podendo ser utilizados em processo fermentativo e/ou no desenvolvimento de novos produtos de altovalor nutricional e terapêutico para manutenção da saúde. Diante disso, o objetivo do presente estudo é avaliar o conteúdo decompostos bioativos in vitro de resíduos de frutas tropicais, provenientes da Região Nordeste do Brasil, através de extratosetanólicos 12% (v/v) e aquosos: caju (Anacardium occidentale L), graviola (Annona muricata), jamelão (Syzygiumjambolanum), melão de São Caetano (Momordica charantia L.), physalis (Physalis peruviana L.), romã (Punica granatum),cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e jaca (Artocarpus heterophyllus), e das folhas de graviola (Annona muricata), jamelão(Syzygium jambolanum), maracujá (Passiflora edulis), grageru (Chrysobalanus icaco L.), insulina (Cissus sicyoides L.),nogueira (Juglans regia L.), pedra ume kaá (Myrcia sphaerocarpa) e estévia (Stevia rebaudiana) quanto ao conteúdo decompostos fenólicos, flavonoides e atividade antioxidante (ABTS + , DPPH, FRAP e ORAC); o screening dos compostosbioativos por LC-MS, a determinação de açúcares por HPLC-RID, ácidos orgânicos e carotenoides por HPLC-DAD. Alémdisso, foram avaliados o percentual de inibição da enzima α-amilase, o teor de compostos fenólicos e antioxidantes após oprocesso simulado de digestão gastrointestinal in vitro, o índice de bioacessibilidade e citotoxicidade in vitro dos extratosaquosos e etanólicos a 12%. A escolha das matrizes de maior interesse para a avaliação da influência da fermentação fúngicaem estado sólido na obtenção de compostos bioativos. Os extratos das folhas, resíduos de frutas e fermentados apresentaramelevados teores de fenólicos e flavonoides totais, e compostos bioativos que auxiliam na atividade antioxidante. Ademais,resultados apresentaram boa inibição da α-amilase, viabilidade celular nas concentrações (10, 50, 100 e 1000 µg/mL) eaumento da bioacessibilidade de compostos fenólicos nos resíduos das frutas. Este estudo sugere que folhas e resíduos defrutas são boas fontes de antioxidantes naturais e têm potencial promissor para ensaios in vivo quanto a sua avaliação benéficaa saúde humana.

Externo ao Programa - 1690189 - EDILSON DIVINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - FRANCINE FERREIRA PADILHA
Interno - 2505573 - LUCIANA CRISTINA LINS DE AQUINO SANTANA
Externo ao Programa - 3146747 - MARIA TEREZINHA SANTOS LEITE NETA