Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE CAMPOS NASCIMENTO PLINIO

DISCENTE: TATIANE CAMPOS NASCIMENTO PLINIO
DATA: 17/12/2020
LOCAL: Via remota
TÍTULO: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA: OS DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA NA UFS
PALAVRAS-CHAVES: Programa de Residência Universitária. Assistência Estudantil. Moradia Estudantil. Política de Educação Superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Este trabalho tem como objetivo analisar o Programa de Residência Universitária (PRU)desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), no que concerne à garantia dapermanência dos estudantes beneficiários nesta universidade. Neste sentido, a discussãoacerca do cenário contemporâneo da educação superior sob a lógica da mercantilização, nocontexto de ajuste neoliberal, torna-se fundamental para entender a configuração atual daassistência estudantil nas universidades públicas brasileiras. Na última década, a demandapor assistência estudantil tem registrado um expressivo aumento, em decorrência de umconjunto de medidas adotada nos governos Lula e Dilma (2003-2016), sobretudo da políticade expansão do ensino superior, o que provocou uma mudança no perfil socioeconômicoestudantil, mediante uma maior participação das camadas mais pauperizadas da sociedade noacesso às instituições de ensino superior federais. Todavia, o acesso aos bancos universitáriosdessa população historicamente marginalizada não é suficiente para garantir a efetivação doseu direito à educação, haja vista que, para os (as) estudantes conseguirem concluir suagraduação, faz-se necessário também criar condições que possibilitem sua permanência pormeio do provimento de suas necessidades estudantis. Nessa direção, o presente estudo decaráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, caracteriza-secomo uma pesquisa de campo, fundamentada no materialismo histórico-dialético. O universoconstitui-se dos estudantes da UFS inseridos no PRU dos campi de São Cristóvão e Aracajuentre os anos de 2014 e 2019. Além do levantamento bibliográfico, serão utilizados comofontes de análise: os relatórios de evasão dos discentes; índices de eficiência acadêmica noperíodo letivo e na carga horária; e a média do curso, obtidos através do setor deCoordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica (COPAC) da UFS. Para atingir oobjetivo proposto nesta pesquisa será necessário também coletar dados dos próprios sujeitosda pesquisa. Nesta perspectiva, será aplicado um questionário virtual, através do envio de e-mail realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) daUFS, com perguntas abertas e fechadas para os residentes beneficiados no referido programa.A amostragem foi definida a partir do critério de inclusão no programa: os discentes queencontram-se vinculados no PRU no período de 2014 a 2019.

Presidente - 426655 - ROSANGELA MARQUES DOS SANTOS
Interno - 1101080 - MARIA LUCIA MACHADO ARANHA
Interno - 3307484 - NELMIRES FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - ROBERTO LEHER