Banca de DEFESA: INGRID BARBOSA SILVA

DISCENTE: INGRID BARBOSA SILVA
DATA: 30/10/2020
LOCAL: Sala web meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO PERMANENTE E SERVIÇO SOCIAL: interfaces da formação das/os assistentes sociais nas universidades federais e estaduais na Bahia
PALAVRAS-CHAVES: Educação permanente; Serviço Social; reestruturação produtiva; trabalho; capital.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social

Um dos elementos constituintes da realidade sumariada nesse estudo é a educação permanente como estratégia de construção de habilidades e potencialidades para a continuidade do exercício profissional qualificado. Assim, a presente pesquisa teve como objeto de estudo a educação permanente das/os assistentes sociais que trabalham nas universidades públicas no estado da Bahia. Orientou-se por alguns objetivos. O objetivo geral consistiu em analisar as concepções que as/os assistentes sociais que trabalham nas universidades públicas no estado da Bahia elaboram acerca da educação permanente na contemporaneidade. Os objetivos específicos foram: traçar o perfil geral e de formação das/os assistentes sociais que trabalham nas universidades públicas no estado da Bahia; averiguar a existência de educação permanente dentre as/os assistentes sociais que trabalham nas universidades públicas no estado da Bahia e os desafios para acessá-las; conhecer as concepções de educação permanente das/os assistentes sociais que trabalham nas universidades públicas no estado da Bahia e quais contribuições a mesma oferece ao trabalho profissional. A hipótese norteadora para esse estudo foi: os impactos das diversas transformações societárias, a partir de uma lógica dominante capitalista, influenciam na educação permanente dos profissionais de Serviço Social, sobretudo pela reconfiguração do mercado de trabalho, da precarização das condições objetivas de trabalho, do sucateamento das instituições públicas ao longo dos anos e das novas exigências e requisições postas na realidade. Metodologicamente configurou-se uma pesquisa qualitativa de coleta e análise de dados, orientada pela perspectiva do materialismo-histórico-dialético. A parte empírica do estudo foi realizada pela aplicação de questionário online, com questões abertas e fechadas por meio eletrônico – e-mail – a partir da plataforma Google Forms. As análises e interpretações dos dados foram realizadas a partir de algumas categorias centrais definidas pela própria delimitação do objeto. Assim, os dados obtidos foram tabulados, categorizados e analisados a partir dos fundamentos teóricos da pesquisa, da análise documental e dos conhecimentos já acumulados em torno das questões abordadas, com o intuito de alcançar os objetivos. Do ponto de vista da divisão formal do texto, a construção do capítulo 1 está baseada em uma revisão bibliográfica em livros, dissertações, teses, artigos. Procura traçar os caminhos iniciais da discussão entre as categorias trabalho e educação a partir das sociedades pré-capitalistas, apontando como essa relação se reconfigura diante do surgimento do capital; a demanda da classe trabalhadora pela educação e como as diversas transformações e metamorfoses do mundo do trabalho tendo a reestruturação como produtiva uma das principais estratégias do capital para precarizar cada vez mais as relações de trabalho a partir da sua inovação organizacional e tecnológica, o que requer da classe trabalhadora qualificação e capacidade para atuar em diversas situações do cotidiano profissional. Isso garante a manutenção da sua lucratividade e valorização, colocando o trabalhador em um novo quadro de subordinação e competitividade na contemporaneidade. No capitulo 2 apresento a discussão sobre a mundialização do capital, sua crise e como o projeto de formação profissional do Serviço Social brasileiro encontra-se estruturado diante das diversas contradições do capitalismo. Por fim, no capítulo 3 exponho a maior parte dos resultados da pesquisa, apresento os conceitos de educação permanente a partir dos sujeitos assim como os diversos conceitos e concepções sobre educação permanente a partir da revisão bibliográfica. Os resultados principais da pesquisa revelaram: 1) a temática educação permanente foi abordada ao longo da formação dos sujeitos; 2) as estratégias do capital que direcionaram a reestruturação produtiva resultam em profundas mudanças no trabalho profissional; 3) o conceito de educação permanente a partir dos sujeitos da pesquisa é limitado em sua maioria, estando associado apenas as demandas institucionais e aos processos de trabalho, desconsiderando ou desconhecendo seu conceito amplo e crítico, que busca uma educação permanente voltada para o fortalecimento e construção política da formação, do trabalho, que rompa com o pragmatismo, imediatismo, tecnicismo. Em suma, é necessário recuperar a dimensão política da educação permanente, em busca de uma formação que não se limite a requisições pontuais, institucionais e sazonais. A educação permanente deve proporcionar aos profissionais uma leitura crítica da realidade, baseada no projeto profissional crítico que a categoria vem construindo ao longo dos anos e que não se limite à busca por progressão e certificação. É estratégico e necessário introduzir a concepção de educação permanente no processo formativo como uma conquista profissional, reforçando a necessidade da luta coletiva por condições de trabalho que proporcione a qualificação dos serviços prestados aos usuários.

Presidente - 2208458 - NAILSA MARIA SOUZA ARAUJO
Interno - 051.569.985-34 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 3210014 - JOSIANE SOARES SANTOS
Externo à Instituição - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRÍZ