Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID BARBOSA SILVA

DISCENTE: INGRID BARBOSA SILVA
DATA: 20/12/2019
LOCAL: SALA DE AULA DO PROSS
TÍTULO: EDUCAÇÃO PERMANENTE E SERVIÇO SOCIAL: interfaces da formação das/os assistentes sociais nas universidades federais e estaduais na Bahia
PALAVRAS-CHAVES: Educação permanente; serviço social; reestruturação produtiva; trabalho; capital.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social

Um dos elementos constituintes da realidade sumariada nesse estudo é a educação permanente, como estratégia de construção de habilidades e potencialidades para a continuidade do exercício profissional qualificado. a pesquisa que vimos realizando tem como objetivo geral analisar a concepção que as/os assistentes sociais que atuam nas Universidades Federais e Estaduais na Bahia elaboram acerca da educação permanente na contemporaneidade. Os objetivos específicos são entender a educação e seus desdobramentos como proposta de educação permanente; traçar o perfil socioeconômico e de formação das/os assistentes sociais; averiguar a existência de educação permanente dentre as/os assistentes sociais que trabalham na área da educação e os desafios para acessá-las; avaliar a concepção de educação permanente dos profissionais e quais contribuições a mesma oferece ao trabalho das/os assistentes sociais. As hipóteses norteadoras para esse estudo são: 1) a educação permanente é uma estratégia importante e necessária para a qualidade do trabalho profissional e para a consolidação dos direitos sociais; 2) as reformas de cunho neoliberal, principalmente direcionadas à destruição e/ou maior focalização e seletividade nos direitos e políticas públicas e sociais ampliaram a precarização das condições de vida da classe trabalhadora, sendo a/o assistente social parte dela. Assim, os impactos das diversas transformações societárias, a partir de uma lógica dominante capitalista, influenciam na educação permanente dos profissionais de Serviço Social, sobretudo pela reconfiguração do mercado de trabalho, pela precarização das condições objetivas de trabalho, pelo sucateamento das instituições públicas ao longos dos anos e as novas exigências e requisições postas na realidade; 3) tendo em vista o poder que essa lógica hegemônica tem em obscurecer os reais sentidos da educação permanente, direciona-a para uma qualificação da força de trabalho toda ela funcional ao capital, com perspectivas para a empregabilidade, inviabilizando tanto a formação crítica dos profissionais quanto a sua direção política. Metodologicamente, configura-se uma pesquisa qualitativa de coleta e análise de dados, orientada pela perspectiva do materialismo-histórico-dialético. Na parte empírica do estudo optei pela aplicação de questionário online, com questões abertas e fechadas por meio eletrônico – e-mail – a partir da plataforma Google Forms. As análises e interpretações dos dados serão realizadas a partir de algumas categorias centrais definidas pela própria delimitação do objeto. Assim, os dados obtidos serão tabulados, categorizados e analisados a partir dos fundamentos teóricos da pesquisa, da análise documental e dos conhecimentos já acumulados em torno das questões abordadas com o intuito de alcançar os objetivos da pesquisa. Do ponto de vista da divisão formal do presente texto, estruturado para a qualificação, a construção do capítulo 1 está baseada em uma revisão bibliográfica em livros, dissertações, teses, artigos. Procura traçar os caminhos iniciais da discussão entre as categorias trabalho e educação a partir das sociedades pré-capitalistas, apontando como essa relação se reconfigura diante do surgimento do capital; a demanda da classe trabalhadora pela educação e como as diversas transformações e metamorfoses do mundo do trabalho, tendo a reestruturação produtiva uma das principais estratégias do capital para precarizar cada vez mais as relações de trabalho a partir da sua inovação organizacional e tecnológica, requer da classe trabalhadora uma qualificação e capacidade para atuar em diversas situações do cotidiano profissional, garantindo assim a manutenção da sua lucratividade e valorização. Desta forma, coloca o trabalhador em um novo quadro de subordinação e competitividade na contemporaneidade. Posteriormente, apresento as etapas seguintes, com uma síntese dos demais capítulos, que serão realizadas para a finalização da pesquisa e elaboração da dissertação.

Presidente - 2208458 - NAILSA MARIA SOUZA ARAUJO
Interno - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Externo à Instituição - NEY LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRÍZ