Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA ANTONIA ALVES DO NASCIMENTO
DATA: 17/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO: O ENSINO DA ÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DO CURSO ÉTICA EM MOVIMENTO NA BAHIA (2011 2017)
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Ensino da ética. Ética profissional. Curso Ética em Movimento.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:
A pesquisa em tela tem como proposta a análise do ensino da ética em Serviço Social delimitando como objeto de estudo o desenvolvimento do Curso Ética em Movimento, na Bahia, no período de 2011 a 2017. O principal objetivo do estudo é analisar a proposta política, pedagógica e metodológica do referido curso, implantado na regional a partir da deliberação do Conselho Federal em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social em encontro nacional da categoria em 1999. Trata-se de um contexto onde esses órgãos de orientação profissional identificavam a necessidade de aprofundar questões sobre a ética no âmbito político profissional, em especial, as orientações jurídicas-operacionais, refletidas no trato das denúncias éticas no âmbito das unidades regionais. Esse estudo pretende, portanto, analisar como se desenvolveu o ensino da ética na Bahia na esfera do Curso Ética em Movimento levando em conta os conteúdos programáticos, a metodologia adotada para a apresentação dos temas, material pedagógico utilizado, carga horária dos cursos, perfil dos/as facilitadores/as, locais de realização das turmas e avaliações feitas pelos cursistas acerca da atividade formativa. Metodologicamente esta pesquisa é de natureza descritiva, de base qualitativa e adotará como procedimentos técnicos a pesquisa documental e bibliográfica com abordagem qualitativa, orientada pela perspectiva do materialismo-histórico-dialético. Essa perspectiva, de cunho crítico, nos orienta a analisar o objeto de estudo para além da sua aparência, da sua forma dada, levando-nos a apreender a sua essência, a sua estrutura e a sua dinâmica histórica e social. O campo empírico será o Conselho Regional de Serviço Social da Bahia e a principal fonte de pesquisa serão as propostas pedagógicas dos cursos, programações, relatórios e avaliações dos cursistas. Subsidiariamente serão analisados documentos fornecidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), quais sejam, a proposta original do projeto Ética em Movimento, artigo publicado pela gestão do CFESS quando do lançamento do Projeto e vídeo comemorativo de realização dos 10 anos do mesmo. O passo inicial será o mapeamento dos cursos realizados na Regional Bahia no período delimitado para o estudo. O Capítulo I, configurado nessa qualificação, apresenta como se deu historicamente o ensino da ética no Serviço Social no contexto da formação profissional. Essa exposição é precedida por considerações acerca da função social da educação, em específico, no ensino superior. Por fim são apresentadas as etapas seguintes que serão realizadas para a consecução da pesquisa.