Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS PINHEIRO DE MAGALHÃES

DISCENTE: VINICIUS PINHEIRO DE MAGALHÃES
DATA: 09/09/2019
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS/UFS
TÍTULO: SERVIÇO SOCIAL, (DES)PATOLOGIZAÇÃO DA VIDA E ESPIRITUALIDADE EM SAÚDE MENTAL: um estudo sobre as considerações de assistentes sociais dos CAPS de municípios do Recôncavo da Bahia
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Projeto Ético-político do Serviço Social. Espiritualidade. Saúde Mental. Patologização da vida.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

O objeto de estudo desta dissertação de mestrado refere-se às considerações de assistentes sociais sobre a relevância da espiritualidade de usuários da política de saúde mental. O objetivo geral deste estudo foi o de analisar criticamente as considerações de assistentes sociais sobre a espiritualidade dos usuários da política de saúde mental no contexto da (des)patologização da vida e do Projeto ético-político (PEP) do Serviço Social. Os objetivos específicos foram: 1) Caracterizar o perfil dos assistentes sociais; 2) Analisar criticamente a concepção dos assistentes sociais sobre a loucura e tratamento; 3) Analisar criticamente a concepção de assistentes sociais sobre a espiritualidade de usuários da saúde mental; e 4) Analisar as possibilidades de relação entre as considerações dos assistentes sociais – sobre a loucura, tratamento e espiritualidade dos usuários – e o PEP do serviço social. Tratou-se o objeto deste estudo na perspectiva do materialismo histórico-dialético. A presente pesquisa tem natureza empírica e abordagem qualitativa, além de ter objetivo exploratório por se tratar de um estudo aproximativo. O subtipo do estudo é baseado em relatos orais coletados de participantes com íntima relação com o objeto de pesquisa. Foram utilizados dados secundários (fontes bibliográficas) e primários (fontes verbais). Para a coleta dos dados primários utilizou-se o instrumento da entrevista semiestruturada, quanto aos dados secundários recorreu-se a revisões sistemáticas da literatura. Fez-se entrevistas com cinco assistentes sociais dos Centros de Atenção Psicossocial I de Cruz das Almas/BA, São Felipe/BA, Sapeaçu/BA, Conceição do Almeida/BA e São Félix/BA. Como recurso de interpretação dos dados coletados nas entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo por categorização temática. O projeto passou pelo Comitê de Ética na Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que constatou consonância ética com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde 510/16 (nº do parecer: 3.209.960; CAAE: 07947819.3.0000.5546). Os entrevistados expressaram, de um lado, os determinantes extrínsecos da loucura e a relação complementar da dimensão da cidadania no contexto do tratamento, de outro, mostraram possuir uma concepção diagnóstica da loucura e uma concepção de tratamento que superdimensiona o campo psi em detrimento do elemento terapêutico da cidadania. Enquadrou-se as considerações dos assistentes sociais numa perspectiva psicossocial localizada no limbo entre a despatologização e a patologização da vida. Ademais, os assistentes sociais entrevistados demonstraram possuir uma concepção paradoxal sobre a espiritualidade na saúde mental – destacaram seus impactos positivos e negativos para os usuários dos CAPS – dando ênfase a sua dimensão negativa; dado contrário à ênfase positiva dada pela literatura especializada, e ainda não tiveram consenso no que se refere às possibilidades de diálogo entre espiritualidade-saúde e o PEP profissional. As dificuldades para a construção de consensos sobre as possíveis relações dialógicas entre a espiritualidade-saúde e o PEP e a ênfase na dimensão negativa da espiritualidade para a saúde mental derivam de uma relação mal resolvida, um recalque da espiritualidade no serviço social brasileiro. Trata-se de um fenômeno decorrente da crítica ao projeto do Serviço Social Tradicional, o qual produziu um efeito de associar, de forma imediata, a espiritualidade ao conservadorismo. Ao constatar-se a complexidade em torno da relação marxismo-religião, a qual pode frutificar positivamente em direções insurrecionais e revolucionárias, sugeriu-se uma afinidade entre espiritualidades libertárias e o PEP profissional, abordagem heurística que, se ampliada e aprofundada pelo serviço social, pode contribuir para a superação do recalque da espiritualidade.

Presidente - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS
Externo ao Programa - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
Externo à Instituição - SILVIA DE OLIVEIRA PEREIRA
Externo à Instituição - LUCI FARIA PINHEIRO