Banca de DEFESA: MAYARA LUSTOSA SILVA PESSOA

DISCENTE: MAYARA LUSTOSA SILVA PESSOA
DATA: 14/08/2019
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO: EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL: TRAJETÓRIA E ORGANIZAÇÃO A PARTIR DE 1990 PARTIR DE 1990
PALAVRAS-CHAVES: Desescolarização; Educação domiciliar; Neoliberalismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação

A prática conhecida como educação domiciliar ou homeschooling tem se evidenciado na cena pública brasileira. O tema suscita fortes implicações para o debate educacional, aparecendo como solução para alguns ou como preocupação para outros, ao passo que se contrapõe à instituição escolar e questiona as políticas educacionais públicas. Em vista disso, este estudo teve como objetivo analisar a trajetória sócio-histórica e as formas de organização do movimento em prol desta modalidade no Brasil, a partir de 1990. Dada a natureza do objeto, adotou-se a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizando diferentes fontes de informação: a) pesquisa bibliográfica, como base principal; b) análise documental, como fonte complementar e c) pesquisa empírica junto à Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), empregando entrevista semiestruturada. A aproximação com a ANED teve espaço privilegiado, tendo em vista ser esta a principal entidade representativa do movimento no país e se deu com a finalidade de conhecer a história, características organizativas, objetivos e estratégias da associação. Constata-se que o neoliberalismo se apresenta como uma das bases teóricas mais determinantes da educação domiciliar e que a mesma encontra na classe média sua principal influência. Desse modo, passa a ser crescentemente vinculada às pautas conservadoras, a exemplo do programa Escola sem Partido, ainda que a crescente mobilização em prol da regulamentação da modalidade possa ser analisada a partir de diferentes padrões interpretativos, a depender da perspectiva teórica que se utilize. Os resultados revelam profícua discussão e apontam para uma mobilização de caráter internacional que possui história, projeto coletivo e força organizatória que não apresenta indícios de arrefecimento, em que pesem as atuais condições legais que lhe são desfavoráveis.

Interno - 644.860.955-53 - JOSEFA LUSITÂNIA DE JESUS BORGES
Externo à Instituição - LUCI MARA BERTONI
Externo à Instituição - LUCIANE MUNIZ RIBEIRO BARBOSA
Interno - 3307484 - NELMIRES FERREIRA DA SILVA