Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINE MELO ROSA ALVES DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINE MELO ROSA ALVES DE SANTANA
DATA: 13/12/2018
LOCAL: SALA DE AULAS DO PROSS/UFS
TÍTULO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO, TRAJETÓRIAS DE JUVENTUDES E DIREITOS NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DO CAMPUS I DA UNEB.
PALAVRAS-CHAVES: Juventudes. Gênero. Residências Universitárias. Direitos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

O estudo tem por objetivo analisar sob a perspectiva de gênero a experiência dos jovens moradores/as da Residência Universitárias na Política de Assistência Estudantil do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), destacando avanços em relação à ampliação dos direitos e da cidadania. As relações de gênero são entendidas como construções sociais, possuem base material, representam o processo da produção dos lugares de poder, hierarquia, diferença que moldam, conformam, instalam e atuam nas identidades de homens e mulheres nos espaços institucionais da sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de Caso inspirada no materialismo histórico dialético, para integrar, nas análises, as dimensões macro/micro, global/local, quantitativo/qualitativo, coletivo/individual, objetivo e subjetivo. Assim, o método de análise vincula-se a uma concepção de realidade, de mundo e de vida, funciona como mediador no processo de entender a estruturação, o desenvolvimento e a transformação dos fenômenos sociais, dos objetos que investigamos. A UNEB é multicampi, constitui a maior instituição pública de ensino superior da Bahia com 29 departamentos, com presença em 24 cidades e em 300 municípios baianos. O campo empírico integra o Campus I da UNEB o qual é composto por quatro residências estudantis. O universo da pesquisa é composto por discentes homens e mulheres matriculados/frequentando os cursos na condição de moradoras/es das referidas residências estudantis da universidade. Diferentes fontes de informação subsidiam o conhecimento sobre o objeto da pesquisa como: a revisão da literatura (livros, periódicos, fontes eletrônicas; fontes documentais (documentos sobre Politicas Públicas para a inclusão e permanência de jovens no ensino superior entre outros); estatísticas desagregadas por sexo sobre o perfil de estudantes da universidade, om destaque para a categoria de residentes, além da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de respondentes composta no processo da pesquisa.

Interno - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Presidente - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Externo à Instituição - MÁRCIA SANTANA TAVARES
Interno - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS