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Banca de DEFESA: LIVIA ROBERTA SILVA TELES COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA ROBERTA SILVA TELES COSTA
DATA: 30/07/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO: TRANSVERSALIDADE DA DIMENSÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: análise dos projetos políticos-pedagógicos
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Dimensão Investigativa. Projeto político- pedagógico.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo analisar a dimensão investigativa durante a formação profissional, a partir de projetos político-pedagógicos dos cursos presenciais públicos de Serviço Social. A dimensão investigativa é entendida como princípio constitutivo que deve perpassar a formação profissional em sua transversalidade pois desvelar a realidade é crucial para uma intervenção de qualidade. Essa concepção visa superar a falsa dicotomia entre teoria e prática, além de tornar-se um instrumento de defesa e consolidação do projeto ético-político da profissão. A pesquisa orienta-se pela perspectiva critico-dialética, ao compreender o movimento de aproximações sucessivas entre o sujeito e o objeto de estudo enquanto uma totalidade composta por um sistema de mediações. Caracteriza-se como uma pesquisa documental de cunho exploratório, fazendo análise dos projetos pedagógicos que constituíram a amostra. Foi identificado um total de 65 cursos presencias públicos de Serviço Social distribuídos em todas as regiões do Brasil. Desse total, 32 projetos pedagógicos foram localizados nos sites dos respectivos cursos, dos quais 18 foram selecionados para a constituição da amostra. As instituições que englobam a amostra da pesquisa são predominantemente federais, com um total de 15, enquanto as outras 3 correspondem a universidades estaduais. A análise dos projetos político pedagógicos seguiu a estrutura determinada na Resolução nº 15, de 13 de março de 2002, que estabelece as diretrizes curriculares para os cursos de Serviço Social e determina os itens que devem compor os projetos. São eles: o perfil dos formandos, competências e habilidades, organização do curso, conteúdos curriculares, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso, e atividades complementares. Observou-se que a dimensão investigativa aparece em diferentes itens do projeto político pedagógico, não há homogeneidade, existe autonomia de cada unidade de formação acadêmica na elaboração e forma de apresentar o projeto desde que contemple os itens. Ressalta-se que a dimensão investigativa não se apresenta numa disciplina específica, mas está perpassando diferentes momentos da formação profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 2178437 - VANIA CARVALHO SANTOS
Interno - 1101080 - MARIA LUCIA MACHADO ARANHA
Externo à Instituição - NELMIRES FERREIRA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 22/06/2018 15:46
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