Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE LIMA MENEZES ANANIAS
DATA: 26/07/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO: ANÁLISE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Exercício profissional. Serviço Social. Assistência Estudantil.
PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:
A presente dissertação tem como objeto de estudo o exercício profissional do assistente social na política de assistência estudantil da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A pesquisa proposta está baseada no método dialético, de caráter exploratório com abordagem qualitativa, e tem como subtipo de pesquisa o estudo de caso. Assim, para auxiliar a construção do caminho teórico e aquisição de informações sobre a temática, foram utilizadas distintas fontes de informação: fontes bibliográficas apoiadas na revisão de literatura e contribuição de autores sobre a temática abordada, por meio de livros, artigos e pesquisas. Além das fontes documentais constituídas por: Programa Nacional de Assistência Estudantil, Relatórios de gestão, Atos regulamentares da UFS, e leis referentes a política de educação e sobre o Serviço Social, utilizados para a realização do resgate histórico. Assim sendo, no decorrer do trabalho efetuou-se um resgate dos aspectos gerais da política de educação no Brasil; a trajetória histórica da assistência estudantil, estabelecendo conexões com os determinantes econômicos, sociais e políticos e o PNAES, bem como uma análise sobre o significado da profissão e sua legitimação para uma melhor compreensão dos fundamentos sócio históricos do Serviço Social na sociedade capitalista, como também a contextualização das dimensões constitutivas do exercício profissional e a atuação do assistente social na política de educação e assistência estudantil. O campo empírico abrange os assistentes sociais que atuam nos diversos campi da UFS e a amostra representou mais de 50% do universo da pesquisa. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com os assistentes sociais, sujeitos da pesquisa, elaborado conforme os objetivos gerais e específicos da pesquisa. A partir das respostas das (07) sete assistentes sociais que responderam o questionário apresentou-se os resultados da pesquisa. As respostas revelaram que as atividades descritas estão essencialmente condicionadas às ações que possibilitam ou não o acesso à política de assistência estudantil, colocando como principal demanda a análise socioeconômica, apesar do PNAES não limitar oficialmente o trabalho do assistente social a esse papel conforme descrição do cargo e atividades do MPOG. Apesar disso, a rotina de trabalho está absorvida pelo atendimento das demandas espontâneas e emergenciais, administração de benefícios e realização de análise socioeconômica. Percebeu-se o incômodo das profissionais com a prevalência de atividades administrativas que limitam o acompanhamento aos alunos, bem como o planejamento do trabalho. Além da preocupação com a qualidade dos serviços prestados, sob a ótica dos direitos sociais que permite visualizar outras possibilidades de intervenção que são e/ou podem ser construídas, mediante correlação de forças presentes e as relações construídas no cotidiano institucional. Por fim, verificou-se que o exercício profissional das assistentes sociais está em consonância com o disposto no Código de Ética Profissional.