Banca de QUALIFICAÇÃO: RENILDES SANTOS MACIEL

DISCENTE: RENILDES SANTOS MACIEL
DATA: 26/10/2017
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO: GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE EAD EM SERGIPE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA FORMAÇÃO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Corpo Docente; Diretrizes Curriculares; Ensino Superior, Projeto Pedagógico; Serviço Social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

A pesquisa tem por objeto de estudo a análise da graduação em Serviço Social na modalidade EaD, no Estado de Sergipe, com foco nos projetos pedagógicos e no corpo docente das universidades que ofertam a graduação nessa modalidade, de forma a perscrutar a relação entre a formação nesse modalidade e os pressupostos das diretrizes curriculares do Serviço Social. Especificamente, procura analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social ofertados por universidades em Sergipe; identificar o perfil do corpo docente das universidades que ofertam a graduação em Serviço Social, na modalidade EaD, em Sergipe; e identificar os desafios e as perspectivas que a modalidade EaD apresenta para a formação em Serviço Social, em Sergipe. O percurso metodológico adotado compreendeu a pesquisa de caráter exploratório e descritivo com a finalidade de proporcionar uma aproximação com o tema com vista a torná-lo mais explícito. O procedimento metodológico dá-se por dois caminhos: bibliográfico e documental. Na pesquisa bibliográfica, por meio da contribuição de autores sobre a contrarreforma do Estado brasileiro e seus impactos na universidade, na expansão e mercantilização do ensino superior, e particularmente sobre o surgimento da graduação na modalidade EaD nos cursos de Serviço Social e sua expansão em Sergipe; e na pesquisa documental ocorre por meio da utilização de fontes institucionais disponibilizados nos sítios das instituições que ofertam a modalidade. Para esta fonte utiliza-se uma ficha de doleta de dados de forma a extrair as informações necessárias. O recurso à publicação de organizações como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) constituirá um caminho para cotejar os dados obtidos. Pretende-se refletir sobre os desafios que a modalidade EaD trazem para o Serviço Social em Sergipe e analisar as perspectivas para a consecução da formação superior na área na aludida modalidade.

Presidente - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS
Interno - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Externo à Instituição - JANE CLÁUDIA JARDIM PEDÓ