Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVANDA MARIA RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: EDIVANDA MARIA RODRIGUES DA SILVA
DATA: 11/11/2016
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Serviço Social
TÍTULO: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS CORTADORES DE CANA-DE-AÇÚCAR EM ALAGOAS E OS MECANISMOS DE FISCALIZAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Cortador de cana; Condições de trabalho; Direitos trabalhistas; Alagoas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Esse estudo tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos cortadores de cana-de-açúcar no estado de Alagoas e os mecanismos estatais para garantir a efetivação dos direitos trabalhistas.De forma específica procura compreender o desenvolvimento da agroindústria canavieira e o trabalho do cortador de cana no Brasil e em Alagoas; conhecer a atuação de órgãos estatais que agem na fiscalização e cumprimento dos direitos trabalhistas desse segmento no estado de Alagoas; identificar como tem ocorrido a atuação dos sindicatos na defesa dos direitos desses trabalhadores; e analisar como se encontram as condições de trabalho e o cumprimento dos direitos trabalhistas dos cortadores de cana em Alagoas, especificamente daqueles que desenvolvem atividades nas usinas que se localizam em Jequiá da Praia e suas adjacências.Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo qualitativa, mas que também se referencia em dados estatísticos. Está ancorada no método materialista histórico dialético, que possibilita a apreensão da realidade a partir das suas múltiplas determinações.Contemplaas pesquisas bibliográfica (que está sendo realizada em livros, periódicos, artigos, revistas especializadas),documental (obtenção de informações por meio de relatórios, reportagens de jornais, Termos de Ajustamento e Conduta, etc) e de campo (entrevista com líderes sindicais e cortadores de cana).No caso dos sindicatos serão entrevistados 05 dirigentes que façam parte da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas, além do sindicato que atua em Jequiá da Praia, lócus da pesquisa empírica. Estão sendo mantidos contatos com a referida Federação no sentido de que as entrevistas possam ser realizadas em momentos que ocorram reuniões com essas lideranças, de forma a facilitar o acesso aos entrevistados. A escolha delas dar-se-á de acordo com a disponibilidade e interesse em participar da pesquisa. Já as entrevistas com os cortadores de cana serão feitas no município de Jequiá da Praia, escolhido pelo fato de agregar várias usinas e, consequentemente, muitos trabalhadores que vivem do corte da cana. Para a escolha dos entrevistados será utilizada a amostra do tipo intencional não probabilística. Será empregada a técnica bola de neve, usada em pesquisas de caráter social em que os primeiros participantes de um estudo são os responsáveis por indicar outros entrevistados, e assim, sucessivamente, até atingir o objetivo do estudo. Serão entrevistados trabalhadores que desenvolveram suas atividades durante a safra 2015-2016.

Presidente - 1086453 - MARIA DA CONCEICAO ALMEIDA VASCONCELOS
Interno - 1101080 - MARIA LUCIA MACHADO ARANHA
Externo à Instituição - LUCIO VASCONCELLOS DE VERÇOZA

Notícia cadastrada em: 26/10/2016 20:20