Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA BLANDINA DE ALCÂNTARA RODRIGUES
DATA: 31/08/2015
HORA: 09:30
LOCAL: SALA DE AULAS DO PROSS
TÍTULO: CATEGORIA TRABALHO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE CURSOS PRESENCIAIS EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho; Serviço Social; Formação Profissional; Reforma Curricular.
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:
O estudo em tela apresentou como objeto a categoria trabalho no processo de formação profissional, dado o estatuto de trabalho confiado ao Serviço Social a partir da reforma curricular da década de 1990. Considerar o Serviço Social como trabalho ou não se constitui como um dos grandes embates teóricos contemporâneos no âmbito do Serviço Social. A proposta de compreender o Serviço Social como trabalho é inserida na última reforma curricular e, desde então, adensa o tônus de uma polêmica que supõe a discussão sobre os próprios fundamentos ontológicos do trabalho. A incorporação da categoria trabalho nas Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social organizou, ancorada nos fundamentos marxianos, o exercício profissional como processo de trabalho constituído pelo objeto de trabalho ou matéria prima, pelos instrumentos de trabalho e o próprio trabalho. Essa nova concepção pretendia alçar novos rumos ao Serviço Social, problematizando a sua inscrição sócio-histórica e significação social da profissão. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar a compreensão de discentes de cursos presenciais de Serviço Social de Instituições de Ensino Superior (IES) de Sergipe acerca da categoria trabalho, visando desvelar a importância dessa apropriação na formação profissional. Para tanto, tornou-se necessário: apontar as principais questões que fundamentam no debate da reforma curricular a relação Serviço Social/trabalho; compreender os fundamentos ontológicos do trabalho na matriz teórico-metodológica marxista; analisar os projetos pedagógicos de cursos presenciais de Serviço Social das IES em Sergipe, as ementas e os planos de aula das disciplinas que discutem a categoria trabalho; e identificar o perfil dos discentes concludentes de cursos presenciais de Serviço Social em Sergipe. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa de caráter exploratório, orientada pela perspectiva crítica do materialismo-histórico-dialético. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, e utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O universo foi composto por 86 estudantes concludentes de duas IES, caracterizando-se como campo empírico e a amostra atingiu 20 discentes do sexo feminino das turmas de 2014/2 – dez discentes de cada IES. Como resultado do estudo foi observado que mesmo com a garantia do debate sobre a categoria trabalho no projeto pedagógico dos cursos e sua particularidade em algumas disciplinas, as entrevistadas não demonstram aprofundamento do debate proposto nas diretrizes curriculares, mesmo quando da inserção em campos de estágio, sinalizando em alguns aspectos imprecisões conceituais, o que denota que a formação acadêmica não propiciou o esgotamento do debate, de forma a esclarecer o seu significado. Diante disso, torna-se fundamental a afirmação do trabalho como eixo estruturante da formação acadêmica, de forma que o debate não se restrinja às disciplinas específicas, contemple a totalidade da formação e possibilite a apropriação do debate posto ao Serviço Social, dada a sua importância para a formação e o exercício profissional.