Banca de DEFESA: KERCIA ROCHA ANDRADE

DISCENTE: KERCIA ROCHA ANDRADE
DATA: 20/07/2015
LOCAL: Auditório/Sala de aula do PROSS
TÍTULO: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU/UFS
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social; Formação Profissional; Residência Multiprofissional
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

A Residência Multiprofissional em Saúde (REMU) foi criada por meio da Lei nº 11.129 de 30 de junho de 2005, que institui o Programa de Bolsas para a Educação pelo Trabalho e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Criada como Programa de Pós-Graduação lato sensu, a REMU constitui-se uma nova modalidade de formação profissional em serviço direcionada aos profissionais da saúde. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (REMU/HU/UFS) para a formação dos assistentes sociais. Trata-se de uma temática recente e ainda em crescente processo de investigação, para os profissionais da saúde, em especial para o Serviço Social. A formação profissional do assistente social na REMU/HU/UFS é o foco desse estudo, destacando-se aqui o processo formativo multiprofissional, suas atribuições, competências, e a contribuição desse tipo de “formação em serviço” para este profissional. Para tanto, fez-se necessário identificar as implicações da “formação em serviço” para o assistente social inserido na REMU/HU/UFS; analisar como uma formação que envolve diferentes áreas do saber influencia na formação deste profissional; e verificar os principais avanços e desafios da REMU/HU/UFS para os residentes de Serviço Social. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e natureza exploratória, que tem o materialismo-histórico-dialético como método norteador. Foram utilizadas as pesquisas bibliográfica (realizada em revistas especializadas, livros, monografias, dissertações, teses, artigos, etc.), a documental (através da análise do Projeto Político-Pedagógico da REMU/HU/UFS) e a de campo (por meio de entrevistas). A entrevista, do tipo semiestruturada, foi realizada com as residentes egressas da turma 2012-2014 e aquelas que estão cursando atualmente a residência na turma 2013-2015, totalizando 07 (sete) entrevistadas. Como resultado do estudo foi identificado que apesar dos desafios postos pela política neoliberal, pelo processo de contrarreforma do Estado brasileiro e desmonte das políticas sociais (em especial saúde e educação), das dificuldades no sentido da consolidação e reconhecimento da residência no interior da UFS, a REMU/HU/UFS tem contribuído para a formação profissional do assistente social. A pesquisa aponta a necessidade de promover novas tentativas de diálogo com os Departamentos da UFS, a constante reflexão do modelo de formação em serviço instituído pela REMU/HU/UFS e suas contribuições para a formação dos profissionais de Serviço Social.

Presidente - 1086453 - MARIA DA CONCEICAO ALMEIDA VASCONCELOS
Externo ao Programa - 426655 - ROSANGELA MARQUES DOS SANTOS