Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AUXILIADORA SILVA MOREIRA OLIVEIRA

DATA: 26/03/2013
LOCAL: Auditório mestrado do Programa de Pós Graduação em Serviço Social
TÍTULO:

PROGRAMA MULHERES MIL NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: interfaces com a Educação e o Trabalho

PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho, Educação, Programa Mulheres Mil

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social

O estudo em questão objetiva analisar o Programa Mulheres Mil  (PMM) desenvolvido no Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, e suas interfaces com as políticas de educação e trabalho, observando se os objetivos propostos pelo referido Programa, na esfera nacional, estão sendo alcançados em Sergipe. Sendo este um programa de amplitude nacional, em Sergipe, se configura  como campo exequível para a pesquisa por ocasião da formação de suas primeiras turmas. Nesse sentido, o estudo vai analisar como tem ocorrido o processo de operacionalização do Programa no contexto do IFS, tendo como referência o que se propõe em âmbito nacional;
Identificar a(s) proposta(s) de coordenação e gerenciamento do PMM no IFS;  compreender o processo de inserção do público assistido pelo Programa no universo da política da educação e da inserção no mundo do trabalho; caracterizar o perfil do público participante das duas primeiras turmas do Programa Mulheres Mil ofertadas no IFS, destacando questões educacionais e de mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que se apoia no método dialético e nas pesquisas bibliográfica e documental. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas com gestores e estudantes egressas do referido Programa. A estrutura do estudo, resultante, possivelmente, em três capítulos, encontra-se assim delineada: o primeiro deles traz alguns elementos de discussão sobre a relação trabalho e educação no contexto do capitalismo; o segundo, procede uma análise da política educacional enquanto política social no capitalismo contemporâneo e o Programa Mulheres Mil nesse contexto. No capítulo III serão analisados os dados obtidos durante a coleta de dados. Acrescentam-se a estes capítulos a introdução  e as  considerações finais.  A pesquisa  se encontra em andamento nas fases de levantamento e análise bibliográfica e ajustes metodológicos , além de já terem sido estabelecidos contatos institucionais com gestores do Programa, buscando-se meios para a viabilização das primeiras entrevistas.

Presidente - 1086453 - MARIA DA CONCEICAO ALMEIDA VASCONCELOS
Interno - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES