Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEIDE DE JESUS DAMASCENO
DATA: 25/02/2013
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO:
Serviço Social na Educação: a intersetorialidade no exercício profissional do assistente social no IFBA
Educação; Intersetorialidade; Exercício Profissional do Assistentes Social
Atuando na área de educação, especialmente em uma instituição centenária de educação técnica e profissionalizante com diversas modalidades, formas curriculares e níveis de ensino, faz-se necessário investigar mais profundamente a respeito desta inserção do Serviço Social que, apesar de não ser tão recente, assume hoje diferentes impactos e abrangência se comparada à época de surgimento.
Com a finalidade de investigar este processo histórico e as questões contemporâneas acerca do Serviço Social no IFBA, este estudo tem como finalidade analisar o exercício profissional do Serviço Social na educação, tendo como objeto a forma que o assistente social responde as demandas presentes no seu exercício profissional no IFBA estabelecendo relações entre as políticas sociais que atua. Para isto, abordaremos a interface das políticas sociais presentes nas intervenções da atuação profissional do assistente social, as questões mais pertinentes relativas ao exercício profissional na contemporaneidade e como ambas se apresentam no Instituto Federal da Bahia.
O exercício profissional dos assistentes sociais é compreendido a partir da perspectiva exposta por Guerra (2011, p. 198-199), pois a construção do conteúdo da prática se dá pelas demandas das classes sociais, que se encontram inscritas nas condições sociais destas e convertem-se em requisições profissionais, requerendo racionalidade, limites e determinando as funções profissionais. Assim, a instrumentalidade do Serviço Social explicita-se no exercício profissional quando articula as suas diversas dimensões (teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa) e objetiva estas compreensões por meio de ações competentes técnica, intelectual e politicamente.
A proposta consiste em pesquisar a atuação do Serviço Social em uma Instituição de Ensino, mas especificamente da educação profissional, à luz do processo de trabalho que vem sendo desenvolvido pelos vinte e três assistentes sociais distribuídos nos dezesseis Campi do Instituto, este estudo contribuirá no mapeamento do trabalho do Serviço Social na educação profissional da Bahia, fortalecendo sua visibilidade e relevância.
De acordo com suas competências e atribuições, estabelecidas legalmente, cabe ao profissional de Serviço Social elaborar, implementar, executar e avaliar as políticas sociais. Além disso, o exercício profissional e os debates contemporâneos têm indicado a necessidade de o assistente social articular as diversas políticas, bem como os sujeitos envolvidos. Estudar a atuação do assistente social em uma instituição de ensino propiciará perceber a interlocução de políticas presentes na atuação do Serviço Social na Educação, explicitando a especificidade da contribuição deste profissional na instituição ao qual está inserido, pois, os assistentes sociais têm sido convocados a atuar em uma instituição partícipe da política educacional brasileira.