PRODIR realiza em Parceria com UFRGS o III Colóquio Internacional Justiça Juvenil na Contemporaneidade

O Programa de Pós Graduação em Direito da UFS (PRODIR) realiza em parceria com o PPGD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), a Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dentre outros, o III Colóquio Internacional de Justiça Juvenil na Contemporaneidade.

O evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de junho de 2018, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O III Colóquio Internacional de Justiça Juvenil na Contemporaneidade será um evento de produção e composição científica com alcance internacional, cujo objetivo centra-se em fomentar a discussão, não apenas no âmbito acadêmico, visando à aplicabilidade nas práticas sociais de pessoas que atuam no campo dos adolescentes envolvidos com a Justiça e a violência. É um espaço em que se aprofunda a reflexão sobre a temática dos adolescentes envolvidos com a prática de ato infracional e a intervenção do Estado em suas vidas.

Para tanto, enfocam-se diferentes dilemas e perspectivas de contemporaneidade, com os quais a temática se relaciona e enfrenta na atualidade. Temas como violência, projetos de redução da idade de responsabilidade penal, gênero e sexualidade, processo penal juvenil e violência policial, entre outros, são abordados por diferentes interlocutores em um esforço de desvelar a complexidade que a realidade revela.

Em sua 3ª edição, o Colóquio propõe-se a enfrentar uma perspectiva comparada dessa temática, contando com palestrantes dos Estados Unidos, da Argentina e do Chile, além de outros pesquisadores nacionais, a fim de propiciar efetivos intercâmbios e trocas de experiências entre as pessoas que atuam na pesquisa acadêmica e as que atuam em práticas com adolescentes envolvidos com a violência e justiça em diferentes países.

Notícia cadastrada em: 18/06/2018 11:58