A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELLA MENEZES TEODOSIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAMELLA MENEZES TEODOSIO
DATA: 21/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: mini auditório do PROEC
TÍTULO: APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO UTILIZANDO LEGO SYSTEM PARA O ENSINO DA ECONOMIA CIRCULAR NA GESTÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PALAVRAS-CHAVES: Economia circular; jogos; construção; Lego®, ensino, aprendizagem.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos
RESUMO:

A sustentabilidade vem ganhando espaço nas discussões de diversos setores, apresentando-se como uma maneira de reduzir os problemas ambientais, e a construção civil é um desses. Mesmo considerada como um setor com grande participação na economia nacional, a indústria da construção gera impactos ambientais negativos, provenientes do grande consumo de matérias primas finitas, elevada demanda energética, alta geração de resíduos e emissão de gás carbônico (CO2). Sendo assim, tornam-se necessários estudos que desenvolvam formas de realizar as atividades da construção com diminuição ou escassez destas ações degradantes. Em virtude disso, um termo que vem sendo discutido é a economia circular, que funciona como um modelo econômico em que realiza-se a racionalização dos recursos, através da eficiência dos processos, reutilização e diminuição da utilização dos recursos naturais por meio de um ciclo. Como forma de inserção deste assunto no ambiente acadêmico, tanto para profissionais em formação quanto aos que já estão no mercado de trabalho, pode-se fazer uso dos jogos, que funcionariam como uma ferramenta de metodologia ativa e que estão ganhando destaque por possibilitar o aprendizado através da própria experiência do usuário realizada por meio de simulações. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo construir e aplicar um jogo didático para o ensino da temática “Economia Circular na Gestão da Construção”. Para isso, foi desenvolvida um método baseado no Design Science Research, com Mapeamento Sistemático da Literatura, pesquisa bibliográfica, elaboração e aplicação de questionários durante observação indireta de jogos didáticos para maior conhecimento sobre os jogos de aprendizagem e a pesquisa de elementos essenciais para a construção de jogos deste tipo, elaboração de jogo, aplicação e validação do artefato. Acerca dos resultados parciais, percebeu-se uma não consciência dos participantes sobre a questão dos resíduos e de ações que promovem a sua redução, bem como o foco na vitória sobrepondo a boa elaboração da atividade, além de diversas percepções que puderam ser absorvidas no período de observação que serão inseridas na construção do jogo. Espera-se construir um jogo didático em que seja possível conciliar o aprendizado da gestão da construção com a economia circular, fazendo o uso do Lego® e que possa ser aplicado para treinamento ou ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 3306396 - RUI BARBOSA DE SOUZA
Externo ao Programa - 1087020 - CLEITON RODRIGUES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - SÉRGIO FERNANDO TAVARES

Notícia cadastrada em: 27/06/2023 14:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f