Banca de DEFESA: LAIZE ELOY TEIXEIRA

DISCENTE: LAIZE ELOY TEIXEIRA
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Miniauditório do PROEC
TÍTULO: COMPORTAMENTO DAS SÉRIES HIDROLÓGICAS E MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DE CONTAS, BAHIA
PALAVRAS-CHAVES: Recursos hídricos; Rio intermitente; Disponibilidade hídrica; Uso do solo; Outorgas
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Engenharia Hidráulica
ESPECIALIDADE: Hidrologia

As notícias que percorrem no mundo demonstram que os países, até mesmo aqueles desenvolvidos, não estão conseguindo conter as enchentes, inundações e incêndios. No Brasil, as chuvas têm provocado tragédias em algumas regiões, a exemplo da Bahia, onde várias cidades estão sendo afetadas, outrora a seca em algumas regiões se destacou. Por esse ângulo, este trabalho tem como finalidade avaliar o impacto das precipitações e do uso e ocupação do solo nas vazões da bacia do rio de Contas que é totalmente localizado no estado da Bahia. Para isso, foi utilizado o MapBiomas, tecnologia com o propósito de mapear anualmente a cobertura e uso da terra e monitorar as mudanças do território, a fim de identificar o comportamento das classes: agropecuária, não vegetada, corpos d´água e floresta na bacia. Por conseguinte, avaliou-se o comportamento hidrológico através da precipitação anual, precipitação máxima mensal anual, precipitação do trimestre mais úmido e mais seco. Na estação fluviométrica foram analisadas as séries históricas de vazão média anual, da vazão mínima de quinze dias e da vazão máxima anual e curva de permanência. Para o alcance dos resultados, foi calculado o coeficiente de escoamento e evapoptranspiração. Adicionalmente, para análise de tendência das séries hidrológicas, utilizou os testes de Mann-Kendall e Pettitt. Além disso, foram examinadas as demandas hidrológicas consuntivas conforme dados coletados através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA e realizou-se correlações, ao analisar a evolução temporal da cobertura e uso do solo observou o comportamento na vazão, com o intuito de desenvolver algumas considerações acerca do fenômeno estudado. Logo, infere-se que, alicerçado nessas avaliações foi possível reconhecer algumas singularidades na área da bacia, tais como: mapeamento de uso e cobertura do solo que não houve alteração significativa, a cobertura florestal teve um pequeno aumento no período estudado; a chuva anual permanece estacionaria, a chuva do trimestre seco tem uma diminuição significativa e a do úmido permanece estacionária, essa conjuntura pode levar a um aumento da solicitação de outorgas visto que no trimestre seco não poderá ser atendida por captações superficiais. Na Qméd ocorreu uma tendência de diminuição que pode ser devido à diminuição significativa da Q15, a diminuição da vazão não foi suficiente para provocar uma redução relevante no coeficiente de escoamento. A vazão mínima zerou no ano de 1987, sendo assim o rio começou a ser intermitente. Ao passar dos anos vem ocorrendo um aumento na demanda hídrica da bacia, em relação as demandas de outorgas superficiais vigentes, dentre elas destaca-se o consumo humano e abastecimento público. A vazão média anual outorgada na área ultrapassa o valor da Q90. Entretanto, a curto prazo, se o comportamento das outorgar continuar como estar o rio pode secar, enquanto as precipitações podem manter-se com redução.

Presidente - 2093438 - LUDMILSON ABRITTA MENDES
Interno - 1741133 - ALCIGEIMES BATISTA CELESTE
Externo à Instituição - ERWIN HENRIQUE MENEZES SCHNEIDER

Notícia cadastrada em: 07/02/2023 10:33