Banca de DEFESA: LARISSA DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE: LARISSA DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 25/07/2022
LOCAL: Defesa Remota - Usando Google Meet
TÍTULO: EFEITOS DE CICLOS DE UMEDECIMENTO E SECAGEM NOS PARÂMETROS DE TENSÃO DE EXPANSÃO E EXPANSÃO LIVRE DE UM SOLO EXPANSIVO
PALAVRAS-CHAVES: Solo Expansivo; Ciclos de Umedecimento e Secagem; Tensão de Expansão; Expansão Livre.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Mecânicas dos Solos

O solo expansivo é um típico exemplo de solo não saturado metaestável, fino,predominantemente argiloso e altamente plástico. Em sua composição mineralógica, apresença marcante de argilominerais instáveis do tipo 2:1, tais como a montmorilonita e avermiculita, o torna susceptível a variações de volume. Mundialmente é um solo consideradoproblemático em decorrência dos danos que os efeitos da expansão e contração contínuaspodem acarretar às obras construídas sobre eles. Quando umedecido, esse tipo de solo é capazde apresentar elevado grau de expansão, que pode ser avaliado a partir da medição daexpansão livre e da tensão de expansão. Quando ressecado, contudo, o solo expansivo secontrai e pode exibir grandes variações volumétricas. O fenômeno de expansão-contração deum solo expansivo é, portanto, cíclico e depende diretamente de um elemento deflagrador,especialmente a alteração da umidade. O clima, associado às variações sazonais detemperatura e umidade atua como fator favorável para desencadear as manifestações de umsolo potencialmente expansivo. Desta forma, as regiões áridas e semiáridas apresentam maiorsuscetibilidade para sua ocorrência. In situ, o solo expansivo passa por diversos ciclos deumedecimento e secagem em decorrência dos sucessivos períodos de chuvas e estiagem. Aliteratura tem indicado que a variação sazonal de umidade pode influenciar na mudança dedeterminadas características geotécnicas de solos expansivos. Neste contexto, com estapesquisa se propõe avaliar os efeitos que consecutivos ciclos de umedecimento e secagempodem ter sobre a tensão de expansão e a expansão livre de uma amostra de solopotencialmente expansivo. Para tanto, foram realizados ensaios de caracterização geotécnica,química, mineralógica e microstrutural da amostra, além dos ensaios de tensão de expansão ede expansão livre de forma cíclica, mediante a execução de oito ciclos contínuos deumedecimento e secagem. Os resultados mostraram que a amostra de solo ensaiada consistede uma argila inorgânica de alta plasticidade (CH), com limites de Atterberg elevados epotencial de expansão muito alto. Os ensaios químicos evidenciaram que a amostracorresponde a um solo jovem composto por minerais primários e argilas silicatadas do tipo2:1. A análise mineralógica identificou a presença dos argilominerais mica, esmectita,montmorilonita e caulinita e a observação microestrutural constatou características típicas deargilominerais pertencentes aos grupos da mica e da vermiculita. A avaliação da tensão deexpansão e da expansão livre com base nos ensaios cíclicos comprovou a influência dos ciclosde umedecimento e secagem nos parâmetros expansivos do solo. Concluiu-se que os maioresvalores de tensão de expansão e expansão livre estão vinculados ao primeiro ciclo, e que ocomportamento expansivo tende a diminuir com o aumento do número de ciclos deumedecimento e secagem.

Presidente - 2374531 - ERINALDO HILARIO CAVALCANTE
Interno - 1060725 - GUILHERME BRAVO DE OLIVEIRA ALMEIDA
Externo à Instituição - SÍLVIO ROMERO DE MELO FERREIRA

Notícia cadastrada em: 07/07/2022 18:27