Banca de QUALIFICAÇÃO: VERÔNICA JANAÍNA MELO BARRETO NUNES

DISCENTE: VERÔNICA JANAÍNA MELO BARRETO NUNES
DATA: 25/03/2022
LOCAL: LTT/DEC/CCET/UFS e recursos on-line
TÍTULO: INFLUÊNCIA DO CIMENTO RICO EM POZOLANA E DA ADIÇÃO DE EMULSÃO ASFÁLTICA NA POROSIDADE E PROPRIEDADES MECÂNICAS DA BGTC
PALAVRAS-CHAVES: BGTC, porosidade, resistência, cimento, emulsão asfáltica.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos

Em vias com altas solicitações de tráfego, as bases e sub-bases de brita graduada tratada com cimento (BGTC) são uma alternativa para aumentar a capacidade de carga da estrutura e diminuir as deformações no pavimento. Entretanto, essas misturas apresentam matriz heterogênea, caracterizada pela presença de poros, que corresponde a regiões de acúmulo de tensões onde a propagação de fissuras durante o processo de carregamento é elevada. Desse modo, sabendo-se dos efeitos negativos do excesso de porosidade na brita graduada tratada com cimento, o presente estudo tem por objetivo analisar a influência do tipo de cimento e da utilização de emulsão asfáltica como aditivo à mistura na porosidade e propriedades mecânicas da BGTC. Para tal, foi elaborado um plano experimental constituído de três etapas. Na primeira serão realizados os ensaios de caracterização dos materiais e indicação da composição granulométrica e umidade ótima das misturas de BGTC. Na segunda serão investigadas misturas com dois tipos de cimento (CP II-F 32 e CP IV 32 RS), em dois teores do ligante hidráulico (3% e 5%), na umidade ótima, compactadas na energia Proctor modificada, com dois tipos de emulsão asfáltica catiônica (RR-1C e RL-1C) em três teores (0,5%, 1% e 2%). Nesta etapa serão analisadas 16 combinações, por meio de 80 ensaios, sendo 32 ensaios de resistência à compressão simples e 48 ensaios de resistência à tração indireta, aos 7 dias de cura. Um planejamento fatorial foi desenvolvido para nortear as análises acerca do efeito das variáveis (fatores) nas propriedades mecânicas avaliadas. Assim, considerando as misturas com CP II-F 32 e CP IV 32 RS, sem aditivos, como misturas de referência em seus respectivos teores de cimento, a terceira etapa será realizada apenas com os tratamentos que apresentarem influência no aumento dos parâmetros ensaiados. Na terceira etapa será analisada a porosidade e propriedades mecânicas das misturas selecionadas. A avaliação da porosidade será realizada a partir dos resultados de absorção, índice de vazios e imagens obtidas em escala macro e micro (MEV). Já as propriedades mecânicas serão determinadas por meio de ensaios, após 7 e 28 dias de cura, de resistência à compressão simples, resistência à tração indireta, resistência à tração na flexão, módulo flexural, módulo dinâmico, módulo de elasticidade e módulo de resiliência. Com os resultados obtidos, será realizada uma análise de significância a fim de determinar a relevância de cada fator envolvido nas propriedades investigadas, além de uma avaliação de benefício-custo, para indicar a viabilidade de utilização dos materiais propostos.

Presidente - 1654177 - FERNANDO SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 1060725 - GUILHERME BRAVO DE OLIVEIRA ALMEIDA
Externo à Instituição - GLICERIO TRICHES

Notícia cadastrada em: 21/03/2022 16:26